Em 8 de junho de 1948 foi produzido o primeiro Porsche 356.
Nascia naquele momento a Porsche como fabricante de automóveis.
Para comemorar seus 70 anos, a marca reuniu em São Paulo 16 carros raros e marcantes para a história da marca, que pertencem a coleções particulares.
Quem está em São Paulo poderá ver bem de perto ícones da história da marca. Entre eles, 911 Carrera RS 1973, Carrera GT, 918 Spyder e até mesmo o 908/02 1969 que venceu competições no Brasil nos anos 1970.
Para os fãs mais puristas, fica o aviso: não há Cayenne, Macan ou Panamera no evento.
Todos estão sob o mesmo teto, na Oca do Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 2, S/n). A exposição estará aberta apenas neste sábado, 9, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.
Quem não está em São Paulo pode conferir abaixo as máquinas reunidas:
Porsche 356 Coupé 1957
Primeiro carro da Porsche, o 356 tem configuração modesta. O motor é um 1.6 boxer de 60 cv com câmbio manual de quatro marchas, conjunto muito semelhante ao que viria a ser usado pelo VW Fusca anos depois.
Contudo, suas linhas serviram de inspiração para o 911. O longo capô e a linha de caimento do teto estão vivos até hoje no 911.
Porsche 908/2 1969
O 908/2 conquistou o Mundial de Endurance de 1969. Esta unidade foi importada em 1971 e conquistou dois títulos nacionais com o piloto Luiz Pereira Bueno ao volante.
Seu motor é um oito cilindros boxer 3.0 de 350 cv, combinado com câmbio manual de cinco marchas.
Porsche 914/6 1970
Fruto de um projeto conjunto entre Volkswagen e Porsche, o 914 foi o Porsche mais vendido entre 1969 e 1976, quando saiu de linha.
A versão com motor de quatro cilindros era mais barato – e comum. O 914/6 tem um seis cilindros boxer 2.0 de 110 cv.
Não é dos mais bonitos, mas chega aos 100 km/h em 8,7 segundos.
Porsche 911 Turbo 1998
Este foi o último Porsche 911 Turbo da história com motor refrigerado a ar, como o Fusca.
Além de emitir um belo ronco, seu seis cilindros boxer biturbo 3.6 litros gera 408 cv. Com câmbio manual de seis marchas, chega aos 100 km/h em 4,3 s.
Porsche Carrera GT 2005
Considerado o melhor esportivo da história da marca (pelo menos até a chegada do híbrido 918), usa motor V10 5.5 de 605 cv e câmbio manual de seis marchas.
Chega à máxima de 330 km/h, mas não sem antes alcançar os 100 km/h após 3,5 s de aceleração. Dos 1.270 carros produzidos, 604 estão nos Estados Unidos e seis estão no Brasil. Este é um deles.
Porsche 918 Spyder 2014
O 918 é um carro de corrida disfarçado de carro de rua. Híbrido, tem três motores: na dianteira um elétrico e na traseira um elétrico e um V8 4.6 a gasolina. Juntos, geram 900 cv de potência e 130,56 mkgf de torque.
Testada por QUATRO RODAS em 2014, esta mesma unidade acelerou de zero a 100 km/h em 2,6 s. Ainda é o carro mais rápido que já testamos.
Porsche 911 Sport Classic 2010
Este é um dos 250 exemplares produzidos. Além do belo tom de cinza na carroceria, tem elementos clássicos dos 911.
O aerofólio do tipo ducktail (inspirada no Carrera RS 1973 é as rodas Sport Classic estão entre eles. Além disso, tem plaqueta de identificação do fabricante na lateral direita, como o Porsche 356.
Porsche Cayman R 2012
Este era o Cayman mais potente de seu tempo. Tem motor seis cilindros boxer 3.4 de 330 cv e câmbio PDK de seis marchas. Chega aos 100 km/h em 4,7 s.
Antes dele, o último Porsche com R no nome havia sido o 911 R de 1967. Em comum, tem as portas de alumínio e os bancos concha.
911 Turbo S Exclusive Séries
Há apenas mais 499 unidades do 911 Turbo S Exclusive Séries no mundo. Tem acabamento exclusivo e motor mais potente: são 607 cv gerados pelo 3.8 biturbo boxer.
911 GT3 RS 2004
Exemplar único no Brasil, este GT3 RS da geração 996 é o primeiro da linhagem GT3 homologado para as pistas.
Tem motor boxer 3.6 aspirado de 381 cv e câmbio manual de seis marchas. A Porsche anuncia zero a 100 km/h em 4,4 s.
A mostra ainda reúne os GT2 RS e GT3 RS 4.0 2011, e os GT3 RS 2016 e 2007.