Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 10,99

Porsche desiste de produzir as baterias para seus próprios carros elétricos

A marca desistirá do projeto de baterias de alta performance na Europa para se dedicar exclusivamente à investigação e desenvolvimento

Por Cristiane Barreto
Atualizado em 8 set 2025, 15h13 - Publicado em 8 set 2025, 14h54
Porsche taycan 4s
Nova dianteira desfez a tomada de ar que chegava até os faróis (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Porsche anunciou que vai alterar o rumo das instalações da Cellforce, em Kirchentellinsfurt, na Alemanha: em vez da unidade cuidar do desenvolvimento de baterias de alta performance, será dedicada exclusivamente a trabalhos de pesquisa e desenvolvimento.

A fábrica foi construída em 2022, em uma parceria com a empresa alemã Customcells, e tinha como objetivo inicial a criação de uma “start-up” de pequena escala, com uma capacidade de produção de cerca de 1 GWh, e depois seria expandida para uma segunda localização.

“O Grupo Cellforce desenvolveu com sucesso células de alto desempenho e iniciou a produção piloto, mas, devido à falta de demanda global, não é possível escalar sua própria produção para o custo planejado. Portanto, o Grupo Cellforce deve se concentrar em pesquisa e desenvolvimento no futuro.” afirma Dr. Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche.

Porsche Macan
Porsche Macan EV (Divulgação/Porsche)

Em um comunicado publicado pela marca, o diretor executivo, Oliver Blume, diz que as condições são desafiadoras, por isso, estão reorganizando as atividades de baterias e se concentrando no desenvolvimento de células e sistemas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Ele acrescenta: “Por questões de volume e falta de economias de escala, a Porsche não está mais buscando sua própria produção de células de bateria. A eletromobilidade continuará sendo uma tecnologia de propulsão essencial para nossos carros esportivos no futuro.” Esse recuo da Porsche vai contra os ideais europeus de reduzir a dependência da indústria de baterias produzidas na Ásia.

Atualmente a Europa sofreu um crescimento desproporcional de eletrificação e chegou aos 57% incluindo os híbridos no primeiro semestre deste ano. A Porsche alcançou cerca de 36% durante este mesmo período.

Segundo a própria marca, a estratégia de produtos da Porsche envolve oferecer todos os três tipos de propulsão (motor a combustão, híbrido e elétrico) em todos os segmentos até meados da década de 2030.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.