O que um incêndio, Itamar Franco e um barco afundado têm em comum? Bem, todos eles conseguiram com que modelos fora de linha voltassem a ser fabricados pelas montadoras.
O do navio Felicity Ace, em março de 2022, fez com que cerca de 4.000 carros de marcas do Grupo Volkswagen foram estacionados para sempre a cerca de 3.000 m de profundidade na costa de Portugal.
A maioria desses carros seria produzida novamente, sem grandes complicações. Mas outros eram exemplares muito especiais.
É o caso de 15 exemplares do Aventador Ultimae, a série limitada a 600 que marcou o fim da produção do superesportivo, que seriam destinados a compradores norte-americanos.
“Reunimos nossos diretores e, por sorte, estamos dispostos a substituir esses carros, então não haverá perda para nossos clientes nos Estados Unidos. Isso é uma boa notícia. Todos os outros carros poderão ser substituídos. O Aventador será complicado, mas faremos isso”, disse o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, à época do incidente.
A fabricante retomou a produção do Aventador para atender aos pedidos. Desta forma, a produção do Aventador só foi encerrada em setembro passado.
Por diferentes motivos, fabricantes já ressuscitaram modelos, inclusive no Brasil. Veja abaixo alguns exemplos de modelos que retornaram das cinzas – ainda que por um curto período de tempo.
Porsche 911 GT2 RS
Quatro unidades do Porsche 911 GT2 RS. destinadas ao Brasil estavam a bordo do navio Grande America, da Grimaldi Lines, que afundou em 12 de março de 2019 após pegar fogo por três dias. QUATRO RODAS já contou essa história.
Como a produção limitada do superesportivo de 700 cv se encerrou em fevereiro, a Porsche optou por fabricar novamente neste mês o modelo (que é baseado na geração anterior do 911) para atender aos clientes que pagaram até R$ 2,5 milhões por cada veículo.
A excepcionalidade certamente fará com que esses modelos sejam ainda mais valorizados no futuro, mas não foi a primeira vez que isso ocorreu.
Delorean DMC-12
Uma companhia Do texas (EUA) prometeu que seria retomada a produção do icônico esportivo irlandês de aço inox. A empresa irá modernizar o cupê, atualizando sua eletrônica e trocando o motor – mas o visual oitentista ficará intocado.
Volkswagen Fusca
O Fusca saiu de linha em 1986, mas a aposentadoria durou pouco. um pedido do então presidente itamar franco (e o enquadramento de ipi como carro 1.0) fez com que o VW voltasse em 1993. o retorno no brasil durou só três anos e acabou em 1996.
Jaguar XKSS
Um incêndio na fábrica da jaguar em 1957 fez com que nove dos únicos 25 XKSS produzidos fossem destruídos. quase 60 anos depois, em 2016, a empresa retomou a fabricação do esportivo – mantendo a sequência de chassi – para completar o lote original.