Porsche mais rápido que um Fórmula 1 supera recorde de 35 anos
Protótipo 919 Evo superou marca histórica de Nürburgring Nordschleife
Para muita gente um Fórmula 1 é o suprassumo quando se fala em velocidade em circuito misto fechado. Mas, desde abril deste ano, a Porsche inverte essa lógica com o 919 Evo – mas pode chamar de “sonho de qualquer engenheiro”.
O protótipo é baseado no carro que foi tricampeão das 24 Horas de Le Mans entre 2015 e 2017, mas sem qualquer restrição de regulamento.
Isso permitiu à Porsche fazer uma volta rápida no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 1m41s770. O número é 0s783 menor do que o tempo feito por Lewis Hamilton na classificação para o GP belga da Fórmula 1 em 2017.
Mas a Porsche quis ir além e, na última semana, revelou ter quebrado o recorde histórico do traçado de Nürburgring Nordschleife.
O mítico circuito alemão tem mais de 20 km de extensão e um recorde que durou pouco mais de 35 anos. Desde maio de 1983 ninguém havia superado os 6m11s832 obtidos por Stefan Bellof a bordo de um Porsche 956. Até agora.
O 919 Evo fez uma volta quase 1 minuto mais rápida. O piloto Timo Bernhard conseguiu completar o traçado em incríveis 5m19s546. Entre os truques que permitiram ele estão mais potência e alguns macacos pneumáticos a menos. Calma, a gente explica.
Sem limites
Em geral, as competições de automobilismo exigem limitações de potência e um peso mínimo entre os competidores.
Além disso, o Porsche 919 nasceu com foco em corridas de longa duração, onde a resistência é mais importante que desempenho a qualquer custo.
Com a saída da marca alemã da categoria máxima de Le Mans, os engenheiros se propuseram o seguinte desafio: como seria o 919 se ele não precisasse seguir nenhuma regra?
Daí nasceu o 919 Evo. O modelo abriu mão de durabilidade e restrições para se tornar o carro mais rápido do planeta em um circuito misto fechado.
As mudanças começam logo no visual: faróis, limpadores e até os macacos pneumáticos foram removidos para deixar o protótipo 39 kg mais leve.
O 2.0 V4 turbo foi reformulado para ganhar (bem) mais potência, pulando dos estimados 500 cv da versão de competição para os atuais 720 cv.
O aumento de potência dos motores elétricos (no eixo dianteiro e acoplado ao turbo) foi um pouco menor, de 400 cv para 440 cv. Mesmo assim, a potência total combinada do 919 Evo é de hiperesportivo: 1.160 cv.
As mudanças impactaram até no sistema de freios, que passou a ter acionamento elétrico nas quatro rodas. Essa tecnologia (usada no eixo traseiro dos F1 atuais) permite otimizar ao máximo a recuperação de energia em frenagens.
Spoilers e aerofólios foram atualizados e ganharam sistemas ativos (que permitem mudanças no ângulo das asas durante a volta) para gerarem 53% mais downforce.
Segundo a Porsche, agora o 919 Evo gera mais força contra o asfalto do que um Fórmula 1.
Como ele só pesa 849 kg, é bem provável que o protótipo consiga, teoricamente, sustentar seu próprio peso em alta velocidade, o que permitiria a ele rodar de ponta-cabeça no teto de um túnel, por exemplo.
Por conta disso, a Michelin precisou desenvolver compostos especiais para os pneus do protótipo, com foco máximo na aderência.
Até onde vai?
A Porsche afirma que a “turnê” do 919 Evo pelo mundo ainda não acabou. É difícil imaginar os próximos objetivos da marca, mas é possível que ela vá atrás do recorde de outras pistas icônicas.
A fabricante já confirmou uma visita a Brands Hatch (Inglaterra) em julho e Laguna Seca (EUA), em setembro. É possível que a Porsche aproveite a viagem transoceânica para bater também o recorde de Sebring, na Flórida.
Muitos entusiastas certamente gostariam de ver o 919 Evo no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Quando o 919 correu na pista, em 2014, ele obteve a marca de 1m17s442.
Mas o traçado da pista é curto (atualmente são 4.309 metros), então a probabilidade do 919 Evo superar os 1m08s322 obtidos por Valtteri Bottas em 2017 é baixa.
Não que isso seja um problema. Para qualquer fã de automóveis, poder presenciar um protótipo de Le Mans superar um Fórmula 1 moderno já é algo de impressionar.
Veja como foi a volta mais rápido da história do Nürburgring Nordschleife a bordo do 919 Evo: