Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Porsche manterá motor V8 após 2030, mas com menos ‘emoção’

Com alguns ajustes a serem feitos, a empresa alemã não pretende aposentar seu clássico motor V8 biturbo tão cedo

Por Lucas Parente
4 abr 2024, 04h00
porsche_panamera_turbo_e-hybrid_8_0750014115e4108a
 (Divulgação/Porsche)
Continua após publicidade

A Porsche tem tentado ao máximo equilibrar seu processo de descarbonização. Ao mesmo tempo em que eletrifica a linha com versões híbridas e transforma modelos em elétricos, como o novo Macan e o futuro 718, a marca também busca alternativas para manter vivos seus motores tradicionais, a combustão.

Prova disso é que, além do combustível sintético já em testes pelo mundo e de afirmar que o 911 será a combustão até onde for possível, a marca apontou agora que pretende manter o seu motor V8 4.0 biturbo vivo. Isso, segundo a marca, acontecerá mesmo após 2030, quando novas regras sobre o tema entrarão em vigor na Europa.

porsche_panamera_turbo_e-hybrid_44_083b078f071a0543
(Divulgação/Porsche)

 

 

O chefe de produto do Porsche Panamera, Thomás Freimuth, contou recentemente durante o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Austrália que eles já estão trabalhando para garantir que o motor de oito cilindros em V esteja apto aos regulamentos de emissões do Euro 7, que entrarão em vigor em julho de 2030.

Continua após a publicidade

“Sabemos que este motor estará pronto para EU7. Temos que adicionar algumas peças que estão em desenvolvimento, para que estejamos prontos com para atender aos regulamentos”, disse Freimuth ao site Car Sales.

porsche_panamera_332_07e506390be808fb
Porsche Panamera (Divulgação/Porsche)

Porém, nem tudo será como antes e a atual sinfonia do motor V8 poderá ficar no passado. Os regulamentos de ruídos também serão bastante rígidos, portanto, devemos esperar um V8 menos barulhento. Ou mais silencioso, como preferir.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

“Mesmo no Panamera, por exemplo, temos que lidar com outras regulamentações, como sobre o nível de ruído do escapamento. Ele está diminuindo cada vez mais ao longo dos anos e isso também torna mais complicado transmitir uma boa emoção ao nosso Panamera V8”, acrescentou.

porsche_panamera_turbo_e-hybrid_23_08f107440b92089a
(Divulgação/Porsche)
Continua após a publicidade

O executivo não revelou exatamente como a Porsche tentará passar emoção ao carro mesmo sem o barulho, mas afirmou que a marca continua desenvolvendo trilhas sonoras falsas para seus veículos elétrico e que, talvez, essa seja a solução para os futuros V8.

Ele continuou dizendo que a empresa deve aprender a como trazer essas emoções, já que o futuro dos carros é elétrico. Thomas ainda citou o Taycan como exemplo, que já possui essa função e ainda deve ser aprimorada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.