Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Porsche registra patente de difusor traseiro ativo

Elemento aerodinâmico que melhora o downforce poderia ter sua atuação regulada de acordo com a velocidade

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 Maio 2017, 16h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Difusor de fibra de carbono vendido como acessório pela Vorsteiner (Reprodução/)
    Porsche-Patents-Active-Rear-Diffuser-1
    Desenho de patente exemplifica os difusores ativos da Porsche (Reprodução/Porsche)

    Aerodinâmica ativa não é assunto novo para a Porsche. Desde 1989 a fabricante usa em seus carros spoilers e aerofólios acionados eletricamente, conforme a velocidade. A novidade é que agora ela estaria apostando em difusores ativos.

    O difusor ocupa a parte inferior do para-choque, dividindo o espaço com as saídas do escapamento. Se nos carros mundanos é mero elemento estético, nos esportivos tem função de direcionar o ar que passa em alta velocidade sob o carro.

    vorsteiner-carbon-fiber-v-gt-rear-diffuser-porsche-991-carrera-01 (1)
    Difusor de fibra de carbono (fixo)vendido como acessório pela Vorsteiner (Reprodução)

    Resultado: diminui o arrasto aerodinâmico e aumenta a pressão aerodinâmica para baixo (downforce). O ar empurra a traseria para baixo e o carro fica mais rápido e ágil em circuitos. Isso é especialmente importante para os Porsche 911, que têm motor traseiro e, por isso, tendência a escapar de traseira, como mostra o vídeo abaixo.

    Continua após a publicidade

    [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=ub4EwH-hwV8&w=680&h=383] 

    Com um difusor ativo a Porsche poderia regular a atuação da estrutura de acordo com a velocidade ou com o traçado de uma pista, por exemplo.

    As Ferrari LaFerrari e 458 Speciale têm algo parecido. A diferença é que nelas o difusor está integrado ao assoalho dos carros. No projeto da Porsche, registrado no arquivo de patentes norte-americano, o difusor ativo está preso ao para-choque do carro. Ele poderia ser recolhido quando não fosse mais necessário – e o motorista não precisaria se preocupar com ele ao subir uma rampa, por exemplo.

    Porsche-Patents-Active-Rear-Diffuser-2
    O difusor ficaria escondido no para-choque até certa velocidade, quando seria acionado para direcionar o ar (Reprodução)

    A Porsche esclarece em seu projeto que o acionamento dos difusores poderia ser feito por um ou mais motores. Eles também pensaram no uso em carros elétricos: neste caso os difusores poderiam ocupar toda a base do para-choque, por não ter que dividir a área com o escapamento.

    Porsche-Patents-Active-Rear-Diffuser-3
    Esquema mostra a ação do difusor sobre o ar que passa por baixo do carro (Reprodução/Porsche)

    Ainda não existe previsão da Porsche utilizar a nova tecnologia em seus carros. Contudo, versões de seus carros orientadas para as pistas, como os 911 GT3 e GT3 RS, seriam as mais cotadas para a estreia.

    A aerodinâmica ativa, por sinal, é uma forte tendência entre os superesportivos. Além das Ferrari já citadas, o Pagani Huayra Roadster, o Lamborghini Huracán Performante e o Mercedes-AMG GT R apostam em apêndices ativos para melhorar suas características dinâmicas.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.