Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Porsche transforma 911 Carrera de 1998 em modelo retrofuturista único

911 Club Classic Coupe é o modelo de versão única criado a partir de uma restauração feita pela divisão americana da Porsche

Por João Vitor Ferreira
21 mar 2022, 23h05
Porsche 911Classic Club Coupe visto de cima
 (Divulgação/Porsche)
Continua após publicidade

Homenageando o passado, a Porsche está lançando o que talvez seja o mais exclusivo de seus veículos. Isso porque o 911 Classic Club Coupe tem apenas uma única unidade. Tanto, que a fabricante desmontou seu protótipo para garantir a raridade do modelo.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Mas esse 911 não se trata de uma criação totalmente nova. Ele é, na realidade, uma restauração de extremo bom gosto. Tudo começou com um 911 Carrera da geração 996, de 1998, para lá de detonado encontrado em estado de abandono em Columbia, no estado americano da Virgínia.

A Porsche Classic, junto com o Porsche Club of America resolveram adquirir essa “cobaia” para não só restaurá-lo, mas também transformá-lo em uma peça única, que uniria design e peças do passado, com alguns elementos dos 911 atuais.

Porsche 911Classic Club Coupe visto de cima
Quem encontrou o 996 em péssimas condições foi o Diretor Executivo da Porsche America Club (Divulgação/Porsche)

Primeiro, o modelo foi inteiro desmontado e recebeu reforço na carroceria usando peças originais e novas. Quanto ao motor, freios e chassi, vieram da segunda fase do 996, vendida a partir de 2005, mais precisamente da versão esportiva GT3.

Continua após a publicidade

Logo, ele tem discos de 350 mm na dianteira e 330 mm atrás, além do motor seis cilindros 3.6 de 386 cv, que a Porsche garante estar dentro de todos os padrões e regulamentos americanos.

Porsche 911Classic Club Coupe Lateral
o nome “Classic Club Coupe” aparece estampando as laterais e o interior (Divulgação/Porsche)

Para garantir que tudo fosse ocorrer bem, a Porsche montou um modelo idêntico para servir como protótipo. Essa unidade foi submetida a testes de velocidade máxima e túnel de vento em Weissach, na Alemanha, Nardo, na Itália e Idiada, na Espanha. O modelo passou em todos os padrões da marca, mas acabou sendo desmontado, como explicado no começo do texto.

Continua após a publicidade

O resultado foi um esportivo com detalhes estéticos antigos e modernos ao mesmo tempo, algo semelhante ao 911 Sport Classic, uma edição especial e raríssima da geração 997, que foi vendida somente na Europa e por um preço absurdamente alto. A cor Sport Grey Metallic é justamente para relembrar essa versão rara do 997.

Porsche 911Classic Club Coupe frontal
O azul,presente nas costuras do interior, também contorna alguns detalhes da carroceria (Divulgação/Porsche)

 Para trazer mais esportividade ao 911 Classic Club, a equipe pintou uma faixa dupla que divide o veículo verticalmente da ponta do capô até o spoiler traseiro. Esse aerofólio, por sua vez, tem forma de rabo de pato (duck tail) e remete a outro clássico, o 911 Carrera RS 2.7 de 1972. O teto de bolha dupla – também feito a mão – e as rodas Fuchs de 18 polegadas completam o visual externo.

Porsche 911Classic Club Coupe traseira
Aerofólio traseiro faz parte do visual retrô e remete a modelo esportivo da década de 70 (Divulgação/Porsche)
Continua após a publicidade

Entrando na cabine, a equipe de modificação decidiu usar o preto como cor principal do acabamento e o cinza como secundária, com costuras e outros detalhes em azul. O teto tem forro de Alcantara e os bancos são de couro.

Porsche 911Classic Club Coupe interior
O interior traz central multimídia para dar mais modernidade ao modelo (Divulgação/Porsche)

A tela multimídia dá um ar de modernidade para o interior e tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Inclusive, ela exibe “Classic Club Coupe” no momento em que é iniciada. Para a Porsche, instalar elementos modernos como esse no console central foi o maior desafio, já que o layout original não estava preparado para recebê-los.

Porsche 911Classic Club Coupe painel
(Divulgação/Porsche)
Continua após a publicidade

O modelo tem a assinatura da Sonderwunsch, nova divisão de customização que ressuscita um projeto dos anos 70, onde os próprios compradores projetavam seus carros. Mas, dessa vez, o cliente é a própria Porsche of America, que receberá o modelo completo, como relatou um porta-voz.

Compartilhe essa matéria via:

Ao todo, foram dois anos para o finalizar o projeto e uma quantia em dinheiro não especificada pela Porsche. O 911 Classic Club Coupe pode ser visto em público, porém de maneira disfarçada no Amelia Concours d’Elegance, um evento de caridade que acontece na Flórida, Estados Unidos

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.