Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Praga Bohema tem V6 do Nissan GT-R e é mais aerodinâmico que AMG One

Montadora centenária se reinventa trazendo um superesportivo de 709 cv que foca no bom desempenho aerodinâmico

Por João Vitor Ferreira
17 jan 2024, 18h53
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Praga é uma montadora da República Tcheca e uma das mais antigas em atividade. Seus trabalhos começaram em 1907 e, agora, 117 anos depois, eles chamam a atenção do mundo automotivo com um lançamento de um superesportivo com um toque de Nissan GT-R.

    O Boehma era um carro aguardado pelo mundo automotivo. Seu projeto ousado, não foca em potências com números altíssimos, mas sim em uma aerodinâmica refinada para deixá-lo mais próximo dos carros de competição. Por isso, a montadora recrutou pessoas que entendem do assunto, entre eles o ex-piloto de Fórmula 1 e atualmente na Fórmula Indy, Romain Grosjean, o também piloto e ex-apresentador do programa Top Gear, Ben Collins, e o piloto principal de testes da Praga, Josef Kral.

    Praga Boehma
    (Praga/Divulgação)

    Como coração do projeto, a Praga escolheu nada mais, nada menos que o motor 3.8 V6 biturbo do Nissan GT-R. Mas antes dele ir parar debaixo do capô do Boehma, ele passou pelas mãos da modificadora britânica ​​Litchfield, acostumada a trabalhar com esse motor.

    Continua após a publicidade
    Praga Boehma
    (Praga/Divulgação)

    Após os ajustes, o V6 passou a produzir 709 cv a 6.800 rpm, 109 cv a mais que o GT-R Nismo mais recente. O torque também é maior, chegando a 73,96 kgfm entre 3.000 e 6.000 rpm, enquanto o Nissan entrega no máximo 66,5 kgfm. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é traseira.

    Praga Boehma
    (Praga/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Esse conjunto mecânico aliado ao baixo peso, de apenas 982 kg, fazem o Boehma ir de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 s, de acordo com a fabricante. Já a velocidade máxima não foi confirmada pela Praga, mas a montadora garante que o seu esportivo passa dos 300 km/h. Para reduzir o peso total, sua carroceria utiliza materiais como plástico e um monocoque feito de fibra de carbono. 

    Compartilhe essa matéria via:
    Praga Boehma
    (Praga/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Mesmo sendo legalizado para rodar nas ruas, o foco no Boehma é nas pistas, por isso, a Praga deu atenção especial à aerodinâmica do esportivo. Seu desenho foi todo pensado para melhorar sua resistência ao ar, logo, a empresa conseguiu fazer o carro gerar um total de 900 kg de downforce a 200 km/h, número superior ao de hiperesportivos como o Mercedes-AMG One, por exemplo.

    Praga Boehma
    (Praga/Divulgação)

    O Praga Boehma já está pronto e a primeira entrega acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano, sendo essa uma unidade com “especificação única” não divulgada. As entregas continuarão até o fim do ano para clientes dos EUA e dos Emirados Árabes e a montadora já garante a produção de 2025.

    Continua após a publicidade
    Praga Boehma
    (Praga/Divulgação)

    Anteriormente, a própria fabricante confirmou que o carro estará limitado a 89 unidades, mas pode ser que esse número aumente. Casa Praga Boehma será vendido pelo preço de 1,36 milhão de euros, cerca de 7,2 milhões de reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.