Mitsubishi perdeu dinheiro em suas operações na América do Norte durante todos os anos desde 2007, mas em uma entrevista nesta semana durante o Salão de Tóquio, Osamu Masuko, presidente da empresa, fez uma revelação surpreendente. “Se as coisas continuarem assim, pode ser que quebremos em 2014”, disse ele.
No mês passado a Mitsubishi previu que iria diminuir o seu prejuízo operacional na região para 4 bilhões de ienes (40,7 milhões dólares) até 31 de março, o fim do ano fiscal, bem abaixo do prejuízo operacional do ano fiscal anterior, de mais de cinco vezes dessa quantia. A produção da única fábrica norte-americana da montadora japonesa em Normal, Illinois, cresceu para 56.630 veículos em outubro, em comparação com os 27.339 do mesmo período do ano passado.
A planta fabrica o Outlander Sport para os EUA e para exportar para a Rússia, o Oriente Médio e América Latina. Curiosamente, dos 56,630 Outlander Sport construídos na planta de Illinois até outubro, apenas 20.150 foram vendidos nos EUA.
Masuko disse que a Mitsubishi diminuiu a capacidade de produção na fábrica de Illinois para 70.000 veículos por ano, mas que ela pode ser aumentada para até 100.000 por ano, se a demanda no exterior for forte o suficiente.