Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Primeira mulher a competir nos Sertões, Helena Deyama é destaque em 2022

A piloto competiu pela primeira vez em 1999 a bordo de um UTV e o Sertões 2022 marca a sua 18° participação; ela é bicampeã brasileira de Rally Baja UTV

Por Isadora Carvalho, de Foz do Iguaçu (PR)
30 ago 2022, 18h31
Helena Deyama
 (Sertões/Divulgação)
Continua após publicidade

Helena Deyama tem a vida marcada pelo pioneirismo. Foi a primeira mulher a disputar o Rally dos Sertões na categoria UTV e a primeira a vencer o campeonato de Rally Cross Country. Além disso, é bicampeã brasileira de Rally Baja UTV, em 2014 e 2016. 

Como se tantas conquistas não bastassem, a piloto tem forte presença no Rally dos Sertões – a edição de 2022 marca a sua 18° participação. 

Deyama e Cris
A navegadora Cris Starling e a piloto Helena Deyama (Sertões/Divulgação)

Junto com a navegadora Cristina Starling, formam a única dupla feminina a disputar a edição histórica dos Sertões deste ano, que comemora 30 anos de existência e, com um percurso de mais de 7.000 km feito em 15 dias, é considerado o maior Rally do mundo. 

“Para mim é uma satisfação imensa participar desse Rally histórico e é mais especial ainda por trazer novamente pro Sertões a equipe MUSA (Mulheres Unidas Sertões Adentro), a qual eu ajudei a idealizar para incentivar a participação de mais mulheres nos Sertões”, conta Deyama. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Deyama e Cris
(Sertões/Divulgação)

 

O que é a MUSA?

O MUSA nasceu em 2020, idealizado por Helena Deyama, Moara Sacilotti e Karina Simões

Moara Sacilotti é piloto profissional de moto e foi a primeira mulher a disputar o Sertões de motocicleta, em 1998, somando três vezes campeã brasileira de Rally e vice-campeã mundial de Rally 2013. Karina Simões é jornalista, piloto em duas e quatro rodas, e carrega uma vasta experiência em expedições 4×4 na América do Sul. Ela foi a primeira brasileira a se aventurar de moto pela cordilheira do Himalaia. 

View this post on Instagram

A post shared by MUSA NO SERTÕES (@musanosertoes)

Continua após a publicidade

“É daqueles projetos em que surge uma ideia além do esporte e pessoas que querem fazer a diferença entram com muito combustível para dar certo, usam de suas vozes para incentivar mulheres de todo canto do Brasil, onde quer que estejam, para pilotarem suas vidas!”, diz Helena. 

A piloto completa que seu sonho é provocar uma presença feminina ainda maior nos Sertões, além de ter uma equipe 100% feminina. 

Deyama e Cris
(Sertões/Divulgação)

Participação no Sertões 2022

Durante a nossa entrevista na Vila Sertões em Foz do Iguaçu (PR), dias antes da largada oficial, a piloto mostrou o UTV que pilotará e deixou claro a importância de ter uma equipe muito competente no apoio. 

Continua após a publicidade
Helena Deyama
(Sertões/Divulgação)

“Eu chamo o meu UTV de monstrinho e ele é um modelo da Can-am que foi completamente adaptado para resistir aos 14 dias de obstáculos na terra.”

O “monstrinho” é um Can-am Maverick X3 com motor com um três-cilindros turbo que rende até 200 cv de potência

Helena Deyama
(Sertões/Divulgação)
Continua após a publicidade

Quanto a equipe, Helena Deyama conta com o apoio da Rally Brasil Racing formada por seis mecânicos, um ajudante geral, chefe de equipe, entre outros. “Sem o apoio de uma equipe competente e focada é impossível concorrer em um Rally do nível dos Sertões”, diz Deyama. 

Helena Deyama
(Sertões/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.