Após um longo tempo de espera, a Stellantis finalmente prepara-se para apresentar o seu primeiro carro híbrido produzido no Brasil. A fabricante anunciou que o primeiro modelo será lançado em novembro e tudo indica que será um veículo da Fiat, adotando um sistema híbrido-leve.
Batizada como Bio-Hybrid, a nova arquitetura híbrida da Stellantis feita para utilizar etanol será adotada por diversos carros da Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram no futuro, e com níveis diferentes de eletrificação. O primeiro passo será um sistema híbrido-leve (MHEV) de 12 volts, utilizando um motor-gerador no lugar do alternador e do motor de partida.
Não espere por nada potente ou que rode por quilômetros sem gastar combustível. O motor-gerador tem somente 4 cv e é abastecido por uma bateria de íons de lítio de 1 kWh. Será utilizado somente para ajudar a tirar o carro da inércia e a energia será recuperada nas frenagens e desacelerações.
A tecnologia estará associada ao motor 1.0 turbo de três cilindros, que continuará entregando 130 cv e 20,4 kgfm, assim como a transmissão seguirá sendo a automática do tipo CVT simulando sete marchas. QUATRO RODAS adiantou que os Fiat Pulse e Fastback teriam esta motorização e o site Autos Segredos afirma que estará disponível nas versões Audace e Impetus.
Sua vantagem estará principalmente na redução das emissões de poluentes, por não só aumentar o desempenho em momentos específicos, diminuindo a necessidade de aumentar a aceleração do motor a combustão, mas também por aquecer o catalisador até a temperatuda ideal mais rapidamente, antecipando a conversão dos gases poluentes.
Oficialmente, a Stellantis fala do “primeiro modelo nacional”, o que indica que lançará apenas um dos carros em novembro, embora a promessa seja de iniciar as vendas de dois veículos híbridos ainda em 2024. Caso o lançamento realmente acabe dividido, a possibilidade mais forte é que o Fastback seja o primeiro e o Pulse chegue em seguida.
Em 2025 será a vez dos Peugeot 208 e 2008, como confirmado pela própria Stellantis. Aos poucos, o sistema híbrido-leve será adotado por mais marcas como Citroën e Jeep, para aumentar o ritmo de produção e, assim, reduzir os custos pelo ganho em escala.
A arquitetura Bio-Hybrid também contará com mais versões híbridas. Uma delas será um híbrido pleno (HEV), que além do motor-gerador de 12V, terá mais um motor elétrico de aproximadamente 20 cv e que seria capaz de andar um pouco mais sem o motor a combustão.
O terceiro nível de eletrificação será o híbrido plug-in, como o que equipa modelos da Jeep como Compass e Grand Cherokee, com uma bateria de lítio de 12 kWh e um motor mais potente de 60 cv para mover o carro.
Em algum momento, a Stellantis também produzirá carros elétricos no Brasil, utilizando a plataforma CMP dos Peugeot 208, 2008 e-2008 e os Citroën C3, Aircross e Basalt. Porém, isto levará mais um bom tempo, pois a previsão é que chegue às lojas entre 2026 e 2027.