Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Primeiro ‘hiper-SUV do mundo’, Lotus Eletre terá versão com mais de 900 cv

Eletre R será a versão de desempenho do modelo, que promete ser o SUV elétrico de dois motores mais rápido do mundo

Por João Vitor Ferreira
26 out 2022, 17h15
Lotus-Eletre-hero-image_5
Lotus Eletre (Divulgação/Lotus)
Continua após publicidade

A Lotus está prestes de lançar seu carro mais importante dos últimos anos, o Eletre. O nome entrega: é elétrico, mas o primeiro SUV e também o primeiro carro de quatro portas da marca. A fabricante ainda o trata como o primeiro hiper-SUV do mundo.

É exagerado mas não tanto, porque a potência do SUV varia entre 600 e 917 cv, de acordo com a versão. E a marca destaca a preocupação para levar a filosofia da Lotus para um corpo maior. Foi como a marca descreveu: “O Eletre pega a alma do mais recente carro esportivo da Lotus – o Emira – e o revolucionário desempenho aerodinâmico do hipercarro Evija totalmente elétrico, e os reinterpreta como um hiper-SUV”.

Lotus Eletre traseira

Sobre o desempenho aerodinâmico, ele pode ser visto na carroceria do Eletre. A Lotus sempre foi obcecada por redução de peso e conseguiu traduzir isso através de alguns “truques” de engenharia e design. A carroceria é feita em fibra de carbono e alumínio para se tornar mais leve e está cheia de buracos, que funcionam como túneis por onde o ar passa, desse modo, melhorando a aerodinâmica.

Lotus Eletre superior
(Divulgação/Lotus)

Por dentro, mais soluções foram tomadas a fim reduzir o peso total, que a Lotus esconde, mas deve ser de aproximadamente 2.000 kg nas versões mais básicas. O couro foi substituído por materiais sintéticos, mais leves.

Continua após a publicidade

Esses são alguns detalhes que ajudam a melhorar o desempenho do SUV. Mas o que realmente o tornará “hiper” é sua motorização. Não estamos falando das versões básicas, batizadas de Eletre e Eletre S, com motor único de 611 cv e 72,4 kgfm. Mas sim do Lotus Eletre R.

Lotus Eletre cinza frontal

A versão esportiva era mantida em segredo até agora. Ela traz uma configuração de dois motores, um em cada eixo, que combinados geram 917 cv e 100,4 kgfm.

Bem mais potente, o desempenho da versão R é muito superior, atingindo 100 km/h em apenas 2,95 s, contra 4,5 s dos irmãos. Entretanto, a velocidade máxima não é tão superior, com o esportivo chegando aos 265 km/h, enquanto os outros dois param nos 258 km/h. Segundo a Lotus, isso ainda faz dele o SUV elétrico de dois motores mais rápido do mundo

Continua após a publicidade

A bateria que alimenta os dois trens de força é a mesma, de 112 kWh. Claro que no Eletre R, a autonomia é sacrificada em prol do desempenho. Pelo padrão WLTP a versão mais potente consegue percorrer 490 km com apenas uma carga, exatamente 110 km a menos que as versões de entrada. O que não é pouco, diga-se de passagem.

Lotus Eletre traseira
(Divulgação/Lotus)

Para testar um modelo com tamanho desempenho, nada melhor do que um circuito a altura. A Lotus revelou que os testes do Eletre R estão sendo realizados em Nürburgring, na Alemanha.

Continua após a publicidade

“O circuito de Nürburgring é muito desafiador e estamos provando com nossos testes e nossas simulações que atingiremos as metas de desempenho que estabelecemos para o Eletre. ” disse Maximilian Szwaj, vice-presidente da Lotus Technology.

Lotus Eletre
(Divulgação/Lotus)

Um detalhe interessante que foi revelado é que o Eletre R terá um “Track Mode” que altera algumas configurações da suspensão para deixar o modelo mais adaptado para as pistas. Inclusive, ele será capaz de fazer uma volta rápida de maneira totalmente autônoma em Nürburgring, como uma forma do cliente apreciar toda a capacidade do carro.

Lotus Eletre
Enquanto Nürburgring está sendo usado para testar o desempenho, a pista de testes de Dudenhofen serve para ver se o SUV é confortável para dirigir (Divulgação/Lotus)
Continua após a publicidade

O Eletre também é um marco na globalização da Lotus. Além dos testes em pistas feitos na Nürburgring, o SUV está sendo testado nas pista de teste sinuosa da cidade alemã de Dudenhofen, além de contar com o Lotus Tech Innovation Centre (LTIC), em Raunheim, também na Alemanha. Por fim, sua produção será feita na China e exportada para os mercados onde será vendido.

Lotus Eletre bancos
(Divulgação/Lotus)

Tecnológico, o Eletre promete um avançado sistemas de condução autônoma, que receberá atualizações via internet para ser melhorado, conforme as leis forem ficando mais brandas para esse tipo de tecnologia.

Outro detalhe é que ele usará a Unreal Engine, um motor gráfico utilizado na indústria dos games, para criar gráficos 3D e melhorar a experiência do usuário com o exclusivo sistema operacional Lotus Hyper OS.

Continua após a publicidade
Lotus Eletre Painel
(Divulgação/Lotus)
Lotus Eletre multimídia
Multimídia será potencializada por motor gráfico de videogames de última geração (Divulgação/Lotus)

Praticamente pronto para o lançamento, ainda não há uma data certa para que o modelo chegue ao mercado Europeu, mas já tem preço confirmado em oito países: Reino Unido, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Itália, Noruega, Suécia e Suíça. América do Norte, Oriente Médio e Ásia-Pácifico receberão o Eletre só a partir de 2024.

A versão básica terá preço base de 95.990 euros, aproximadamente R$ 508.700. A variante S parte dos 120.990 euros (R$ 641.200), enquanto o Eletre R partirá dos 150.990 euros (R$ 800.200).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.