Primeiro ‘hiper-SUV do mundo’, Lotus Eletre terá versão com mais de 900 cv
Eletre R será a versão de desempenho do modelo, que promete ser o SUV elétrico de dois motores mais rápido do mundo
A Lotus está prestes de lançar seu carro mais importante dos últimos anos, o Eletre. O nome entrega: é elétrico, mas o primeiro SUV e também o primeiro carro de quatro portas da marca. A fabricante ainda o trata como o primeiro hiper-SUV do mundo.
É exagerado mas não tanto, porque a potência do SUV varia entre 600 e 917 cv, de acordo com a versão. E a marca destaca a preocupação para levar a filosofia da Lotus para um corpo maior. Foi como a marca descreveu: “O Eletre pega a alma do mais recente carro esportivo da Lotus – o Emira – e o revolucionário desempenho aerodinâmico do hipercarro Evija totalmente elétrico, e os reinterpreta como um hiper-SUV”.
Sobre o desempenho aerodinâmico, ele pode ser visto na carroceria do Eletre. A Lotus sempre foi obcecada por redução de peso e conseguiu traduzir isso através de alguns “truques” de engenharia e design. A carroceria é feita em fibra de carbono e alumínio para se tornar mais leve e está cheia de buracos, que funcionam como túneis por onde o ar passa, desse modo, melhorando a aerodinâmica.
Por dentro, mais soluções foram tomadas a fim reduzir o peso total, que a Lotus esconde, mas deve ser de aproximadamente 2.000 kg nas versões mais básicas. O couro foi substituído por materiais sintéticos, mais leves.
Esses são alguns detalhes que ajudam a melhorar o desempenho do SUV. Mas o que realmente o tornará “hiper” é sua motorização. Não estamos falando das versões básicas, batizadas de Eletre e Eletre S, com motor único de 611 cv e 72,4 kgfm. Mas sim do Lotus Eletre R.
A versão esportiva era mantida em segredo até agora. Ela traz uma configuração de dois motores, um em cada eixo, que combinados geram 917 cv e 100,4 kgfm.
Bem mais potente, o desempenho da versão R é muito superior, atingindo 100 km/h em apenas 2,95 s, contra 4,5 s dos irmãos. Entretanto, a velocidade máxima não é tão superior, com o esportivo chegando aos 265 km/h, enquanto os outros dois param nos 258 km/h. Segundo a Lotus, isso ainda faz dele o SUV elétrico de dois motores mais rápido do mundo
A bateria que alimenta os dois trens de força é a mesma, de 112 kWh. Claro que no Eletre R, a autonomia é sacrificada em prol do desempenho. Pelo padrão WLTP a versão mais potente consegue percorrer 490 km com apenas uma carga, exatamente 110 km a menos que as versões de entrada. O que não é pouco, diga-se de passagem.
Para testar um modelo com tamanho desempenho, nada melhor do que um circuito a altura. A Lotus revelou que os testes do Eletre R estão sendo realizados em Nürburgring, na Alemanha.
“O circuito de Nürburgring é muito desafiador e estamos provando com nossos testes e nossas simulações que atingiremos as metas de desempenho que estabelecemos para o Eletre. ” disse Maximilian Szwaj, vice-presidente da Lotus Technology.
Um detalhe interessante que foi revelado é que o Eletre R terá um “Track Mode” que altera algumas configurações da suspensão para deixar o modelo mais adaptado para as pistas. Inclusive, ele será capaz de fazer uma volta rápida de maneira totalmente autônoma em Nürburgring, como uma forma do cliente apreciar toda a capacidade do carro.
O Eletre também é um marco na globalização da Lotus. Além dos testes em pistas feitos na Nürburgring, o SUV está sendo testado nas pista de teste sinuosa da cidade alemã de Dudenhofen, além de contar com o Lotus Tech Innovation Centre (LTIC), em Raunheim, também na Alemanha. Por fim, sua produção será feita na China e exportada para os mercados onde será vendido.
Tecnológico, o Eletre promete um avançado sistemas de condução autônoma, que receberá atualizações via internet para ser melhorado, conforme as leis forem ficando mais brandas para esse tipo de tecnologia.
Outro detalhe é que ele usará a Unreal Engine, um motor gráfico utilizado na indústria dos games, para criar gráficos 3D e melhorar a experiência do usuário com o exclusivo sistema operacional Lotus Hyper OS.
Praticamente pronto para o lançamento, ainda não há uma data certa para que o modelo chegue ao mercado Europeu, mas já tem preço confirmado em oito países: Reino Unido, Alemanha, Holanda, Bélgica, França, Itália, Noruega, Suécia e Suíça. América do Norte, Oriente Médio e Ásia-Pácifico receberão o Eletre só a partir de 2024.
A versão básica terá preço base de 95.990 euros, aproximadamente R$ 508.700. A variante S parte dos 120.990 euros (R$ 641.200), enquanto o Eletre R partirá dos 150.990 euros (R$ 800.200).