Primeiro protótipo do Ford GT vai a leilão nos EUA
Superesportivo tem assinatura de Carroll Shelby, tampa do motor de fibra de carbono e componentes para testes acoplados na carroceria
![Ford GT Ford GT em posição 3x4 de frente](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/ford-gt-5.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
A inspiração no GT40 fez com que o design moderno/retrô do Ford GT o consagrasse como um dos superesportivos mais icônicos já feitos. Quem tiver uma conta bancária bem gorda poderá arrematar o primeiro protótipo produzido do modelo (chamado de CP-1) em um leilão nos Estados Unidos.
![Ford GT Ford GT de perfil](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/ford-gt-1.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Esse exemplar não é um Ford GT qualquer, pois ele tem algumas particularidades, como a tampa traseira feita de fibra de carbono que cobre o motor. Os Ford GT receberam uma tampa de alumínio posteriormente, já que a Ford percebeu que a produção da peça de fibra de carbono se tornaria inviável em alta escala.
![Ford GT motor do Ford GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/ford-gt-3.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
![Ford GT Capô doFord GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/ford-gt-2.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Outro detalhe interessante do superesportivo são as 13 assinaturas de membros da equipe responsável pelo desenvolvimento do GT. A maioria delas se encontra no capô, sendo que a assinatura no para-choque traseiro é de Carroll Shelby. No interior há acabamento de alumínio no console central e nos anéis dos bancos — com alguns ausentes.
![Ford GT Para-choque do Ford GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/ford-gt-7.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
![Ford GT Cabine do Ford GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/ford-gt-9.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Ele é o primeiro protótipo (dos três produzidos), vindo equipado com um motor V8 5,4 litros dotado de compressor e 507 cv em plena forma, além de contar com o interior completo. Curiosamente, o superesportivo não ultrapassa os 5 mph (8 km/h) por conta de um limitador de velocidade instalado pelos engenheiros da marca, alegando que o protótipo era destinado apenas para exibições. Para o milionário que não fizer questão de acelerar, será uma joia na sala de estar.
![Ford GT Roda do Ford GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/ford-gt-4.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Por se tratar de uma unidade pré-série, o carro era testado pela engenharia da Ford à época e traz componentes de testes funcionais, como dispositivo para testes de emissões, válvulas de liberação rápida para o tanque de combustível, conexões e equipamentos de monitoramento.
![Ford GT Ford GT na posição 3x4 de traseira](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/12/ford-gt-8.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
O leilão será realizado pela Russo and Steele entre os dias 18 e 22 de janeiro, em Scottsdale, no Arizona. No ano passado, a mesma casa de leilões vendeu o segundo protótipo de um Ford GT por US$ 836.000 (R$ 2,7 milhões numa conversão direta), levando a crer que o protótipo número um irá superar essas cifras.