A Skoda, subsidiária de baixo custo da Volkswagen, revelou a linha 2025 do Octavia, modelo equivalente ao Jetta e o mais vendido da marca. Em configurações sedã e perua, o modelo passou por significativas mudanças visuais e mecânicas, mas tem um caminhar mais lento em direção à eletrificação.
Na dianteira, o Octavia ganha faróis com nova assinatura luminosa, recortes mais angulosos e tecnologia de leds matriciais, e para-choque redesenhado, também com vincos de caráter mais esportivos. Atrás mudam também o para-choque e a disposição interna das lanternas. As rodas vão de 16 a 19 polegadas, como na versão esportiva RS. Os desenhos de para-choques e rodas variam entre as versões Essence, Selection, Sportline e RS.
O interior manteve o desenho geral, mas tem novidades principalmente entre os acabamentos, agora de melhor qualidade. Entre as mudanças estão os desenhos dos estofamentos dos bancos e dos painéis de porta, e os materiais variam entre tecidos reciclados, couro e couro perfurado, além do cromado escurecido, que aparece pela primeira vez no Octavia.
A lista de equipamentos é extensa, mesmo que o sedã e a perua pertençam a uma marca mais modesta. O quadro de instrumentos é digital e tem 10 polegadas, mesmo tamanho da central multimídia padrão. A multimídia, porém, pode ter até 13 polegadas nas versões mais caras e integração com Chat GPT, que inclui comandos por voz baseados em inteligência artificial.
Há também ar-condicionado de duas zonas, carregador de celulares por indução com ventilação, sistema de estacionamento semiautônomo (nas versões com câmbio automático) e até 10 airbags. Os detectores de desatenção e fadiga passam a ter um novo sistema de algoritmos que analisam o comportamento do motorista, e podem sugerir paradas para descanso com alertas sonoros e visuais.
Grande variedade mecânica
Sedã e perua compartilham uma vasta gama de motorizações, como é comum na Europa. Porém, não há previsão de uma variante elétrica do Octavia e, a versão híbrida plug-in, será lançada posteriormente. Assim, ele tem quatro opções de motores a gasolina, duas a diesel e duas com sistema híbrido-leve.Veja as combinações mecânicas:
- 1.5 turbo a gasolina: 116 cv, 22,4 kgfm e câmbio manual de seis marchas
- 1.5 turbo a gasolina: 150 cv, 25,5 kgfm e câmbio manual de seis marchas
- 2.0 turbo a gasolina: 250 cv, 32,6 kgfm, câmbio automático DSG de sete marchas e tração integral
- 2.0 turbo a gasolina (versão RS): 265 cv, 37,7 kgfm e câmbio automático DSG de sete marchas
- 1.5 turbo híbrido-leve a gasolina: 116 cv, 22,4 kgfm e câmbio automático DSG de sete marchas
- 1.5 turbo híbrido-leve a gasolina: 150 cv, 25,5 kgfm e câmbio DSG de sete marchas
- 2.0 turbo diesel: 116 cv, 30,6 kgfm e câmbio manual de seis marchas
- 2.0 turbo diesel: 150 cv, 36,7 e câmbio automático DSG de sete marchas