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Problema em aerofólio da Hilux vira recall por risco de se desprender

Barra esportiva pode rachar em “situações severas” e se soltar da carroceria com a picape em movimento. Há opção de substituição ou espera pelo reparo

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jun 2024, 17h06 - Publicado em 24 jun 2024, 17h00

Item exclusivo das Toyota Hilux GR-Sport e SRX Plus, o aerofólio de fibra (também tratado como barra aerodinâmica) montado atrás da cabine da picape se tornou motivo de estresse para os proprietários há cerca de dois meses. Agora, se tornou motivo para um recall.

A peça, que comprovadamente melhora a aerodinâmica da Toyota Hilux, motivou uma ação de campo na rede Toyota, por ter sido detectado um possível problema de durabilidade. Os concessionários haviam sido orientados para que a peça das Hilux em circulação fossem inspecionadas e retiradas no caso da detecção de alguma anomalia.

boletim Toyota 2

Porém, a partir de 20 de maio a inspeção evoluiu para um recall. A fabricante constatou que, sob condições severas de uso, os suportes da estrutura podem rachar e, caso isso aconteça, a peça pode se desprender da carroceria, voar e provocar acidentes. 

Hilux SRX PLUS
Hilux SRX PLUS com o “polêmico” aerofolio (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Questionada a Toyota enviou o seguinte posicionamento:

“Seguindo nossa premissa básica de Consumidor e Segurança em primeiro lugar, a Toyota decidiu proativamente conduzir um recall nos veículos Hilux SRX Plus e Hilux GR-S IV equipados com a barra esportiva traseira a partir do dia 20 de maio. A fabricante constatou que, sob certas condições severas de uso, os suportes da barra esportiva podem rachar. Caso isso aconteça, há a possibilidade de causar danos a terceiros na via pública. Para os veículos envolvidos no recall, os concessionários Toyota removerão a barra esportiva instalada e oferecerão gratuitamente uma peça alternativa para substituí-la, caso haja disponibilidade. De todo modo, a fabricante reforça que se o cliente decidir seguir somente com a remoção da barra esportiva, a segurança do veículo não é comprometida.”

Toyota Hilux GR-Sport (6)

Em nosso teste da Toyota Hilux GR-Sport, notamos que o aerofólio era parafusado diretamente na carroceria e, em velocidades acima de 100 km/h, sua vibração era transmitida para o assento do motorista. Quando a Toyota Hilux SRX Plus foi lançada, a peça já tinha um ponto de fixação extra, também na carroceria. Com isso, a vibração do enorme aerofólio ficou praticamente imperceptível. Aparentemente, não foi uma solução definitiva.

Hilux SRX PLUS

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Resistência dos donos de Hilux

Fontes ligadas à rede de concessionários Toyota alegam que alguns proprietários se recusam a permitir a retirada da peça e há casos até de ameaça da devolução do veículo caso seja obrigado a proceder com a retirada do item. 

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Nesses casos, a rede é orientada a solicitar que o proprietário assine um termo de responsabilidade no qual indica que tem ciência dos riscos de não atender um chamado de recall e o consequente bloqueio de licenciamento sobre o veículo que não realizou o chamado oficial. 

Termo de responsabilidade Toyota

Consultada, uma fonte da Toyota afirma que houve casos de reclamação da remoção da barra esportiva, mas foram pouquíssimos. 

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A marca salienta que todos os donos de Hilux GR-Sport e SRX Plus que tiveram essas peças retiradas tem a opção de substituir por um aerofólio homologado que já equipa o restante da linha como acessório ou optar pela reposição da barra original a curto prazo, após a correção da falha da mesma. 

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