Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Produção automotiva brasileira segue em queda livre e tem retração de 42,1% em setembro

Por outro lado, exportações subiram 28,7% em relação ao ano passado

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h42 - Publicado em 6 out 2015, 14h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • mercado

    Se o desempenho do mercado automotivo brasileiro está passando por um mau momento no que diz respeito às vendas, a situação não é melhor quanto à produção. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a retração na fabricação de veículos foi de 42,1% em setembro na comparação com o mesmo mês em 2014.

    Somando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, foram produzidos 174,2 mil veículos no nono mês do ano. Para efeito de comparação, em setembro do ano passado foram 300,8 mil veículos, enquanto em agosto deste ano a marca atingida foi de 216,6 mil unidades (o que significa uma queda de 19,5% em relação ao mês passado).

    No acumulado do ano, a queda na produção é um pouco menos acentuada do que essa registrada em setembro: 20,1%. Nesses nove meses, foram fabricados 1,9 milhão de veículos, sendo que, no mesmo período, em 2014, a produção havia sido de 2,38 milhões. A projeção para o fechamento de 2015 é de que a queda fique entre 23 e 24%.

    Outro dado divulgado pela Anfavea foi o aumento do número de exportações em setembro de 2015 na comparação com 2014. Com 33.502 carros vendidos, o aumento foi de 28,7%. Apesar de essa estatística parecer animadora em termos porcentuais, o montante arrecadado (US$ 834 milhões) foi 9,7% inferior ao do ano passado. No acumulado do ano, as exportações subiram 12,3% em volume e caíram 10,8% em valor.

    VEJA MAIS– Para Anfavea, automóveis não flex podem usar gasolina com 27% de etanol sem riscos– Novo acordo baixa juros para compra de carros

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.