Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Projeto de Lei pode aumentar CNH a 80 pontos para motoristas profissionais

Novo projeto ainda está em tramitação, mas prevê mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na penalidade para motoristas profissionais

Por Lucas Parente
Atualizado em 5 set 2024, 09h05 - Publicado em 5 set 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desde 1997, a Lei n° 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) limita o número de pontos necessários para a suspensão de um motorista profissional. É isso que o Projeto de Lei 2002/24, de autoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP), quer alterar.

    O projeto prevê penalidade de suspensão do direito de dirigir após o acúmulo de 80 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas profissionais. Seria o dobro dos pontos atuais.

    Atualmente, segundo o CTB, a suspensão da carteira pode ser aplicada sempre que o condutor atingir, no prazo de 12 meses: 20 pontos, caso tenham duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos, caso tenha uma infração gravíssima; ou 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima.

    Segundo o novo projeto de lei, o condutor poderá acumular até 80 pontos na CNH em um período de 12 meses e precisará apenas passar por um processo de reciclagem de direção.

    Radar de velocidade

    Continua após a publicidade

    Esse é um acréscimo muito grande ao que é aplicado atualmente. Para a perda da CNH, os motoristas terão de, no mínimo, dobrar as suas infrações para chegar perto dos 80 pontos dentro de um ano.

    Compartilhe essa matéria via:

    O argumento de Carla, autora do projeto, é fundamentado, principalmente, na nova realidade do Brasil em relação a fiscalização eletrônica de veículos.

    Continua após a publicidade

    “Os poucos radares instalados nas ruas estavam localizados em pontos reconhecidamente perigosos, onde a fiscalização ajudaria a reduzir os acidentes. Hoje, com a popularização dessa tecnologia, a instalação de radares se tornou comum, muitas vezes feita sem qualquer estudo prévio”, observa.

    Radar campeão de multas na Avenida Salim Farah Maluf
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Segundo a deputada, os motoristas profissionais ficam em situações de vulnerabilidade, pois, com os diversos radares espalhados pelas ruas, o acúmulo de pontos para a suspensão da CNH se torna mais fácil.

    Continua após a publicidade

    O número de radares é grande em muitas cidades. No entanto, esse aumento sobre o número de pontos abre uma prerrogativa muito perigosa em relação a infrações de trânsito mais graves. O PL ainda está em tramitação, deve ser analisado pela Câmara dos Deputados. Se aprovado, a proposta ainda precisará ser analisada e aprovada também pelo Senado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.