Para pressionar o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) a tornar obrigatório o controle eletrônico de estabilidade em todos os veículos produzidos no Brasil, a Proteste, maior associação de consumidores da América Latina, lançou a campanha “Carro Sob Controle”. O abaixo-assinado tem como objetivo fazer com que o sistema de segurança vire item de série até o segundo semestre de 2017.
Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, centenas de pessoas ainda morrem todos os dias no trânsito, apesar de o Brasil ter evoluído muito em segurança veicular. “Hoje, o controle eletrônico de estabilidade só equipa carros de luxo. Vamos juntos lutar por mais esse direito do consumidor”, completa.
Para aderir à campanha “Carro Sob Controle”, basta acessar o site oficial e assinar. Na página, também é possível conferir o vídeo abaixo, de um teste feito pela própria Proteste, que comparou a retomada do controle do veículo após uma manobra brusca em dois automóveis: um deles equipado com o controle eletrônico de estabilidade, o outro não.
Vale lembrar que, no último dia 17, o Ministro das Cidades Gilberto Kassab confirmou que a obrigatoriedade do equipamento de segurança em veículos de passeio está em fase final de discussão, e a decisão será tomada até o fim deste ano. O maior impasse entre a indústria automotiva e o Denatran é a fixação de um prazo para se adaptar a nova regra.
LEIA TAMBÉM:- Mais notícias sobre segurança publicadas pela QUATRO RODAS