Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Protótipo ou futuro ID.3 GTX? CEO da VW revela o novo conceito ID.X

ID.X é um hatch esportivo com uma boa performance feito da fusão de elementos da ID.3 e ID.4 GTX

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 23 Maio 2021, 13h20 - Publicado em 23 Maio 2021, 13h18
novo prototipo id.x e CEO da Volkswagen
Ralf Brandstätter divulgou o novo protótipo em seu Linkedin e disse que é um carro muito divertido de pilotar (Divulgação/Volkswagen)

Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen, anunciou em seu perfil do Linkedin um novo conceito para a família de carros elétricos ID. Batizado de ID.X, o hatch esportivo é feito a partir da mesma estrutura do ID.3, mas utilizando algumas partes de alta performance do ID.4.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

A maior diferença do protótipo para o ID.3 original está na bateria. A original de 62 kWh foi substituída por uma de 82 kWh. Assim, os motores elétricos do ID.X podem entregar seus 333 cv e ter tração nas quatro rodas. E mesmo com uma bateria mais pesada, o veículo consegue ser 200 kg mais leve que o seu irmão.

Continua após a publicidade

Outro fator que torna o novo conceito superior é a aceleração. Segundo Brandstätter, o ID.X atinge de 0 a 100 kmh em 5,3 segundos. Não é nada muito incrível se compararmos com EVs de outras marcas, mas em comparação aos carros da VW, ele supera os 6,2 s do ID.4 GTX (versão esportiva do SUV) e os quase 6 segundos do Golf GTI Clubsport (versão mais potente do hot hatch).

novo interior do prototipo idx
(Divulgação/Volkswagen)

Segundo o CEO o veículo surgiu por vontade dos engenheiros após finalizarem o projeto o ID.4 GTX. “foi com ele (ID.4 GTX) que descobriram a diversão de desenvolver carros elétricos de alto desempenho. E então nós apenas os deixamos fazer isso.”

Continua após a publicidade

O visual é diferente e muito atrativo. Com a cor predominante preta e detalhes em verde fluorescente, o carro foi inteiro decorado, tanto por dentro como por fora, recebendo até detalhes nos tapetes e bancos. O CEO também confirmou que além da parte mecânica, o sistema de infoentretenimento recebeu modificações e um modo drift de direção – muito divertido de dirigir, segundo Brandstätter.

mosaico postado no perfil do CEO
(Divulgação/Volkswagen)

Embora seja chamativo e empolgante, não há pretensões da Volkswagen de produzir o ID.X. Com o recém lançamento da versão GTX do ID.4, cria-se a expectativa que o ID.3 também receba uma. Seria então esse protótipo uma prévia do que vem por aí? Brandstätter sugere que sim: “Mesmo que o ID.X não seja um veículo de produção – pegaremos muitas ideias.”

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Quatro Rodas 745 maio 2021
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.