Publicação defende que o Dodge Demon seja banido das ruas
Americanos do Automotive News afirmam que o monstro com 851 cv e 106,4 mkgf será um risco para a segurança em vias públicas
![](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/04/dg018_130clgtqm46n89ljrl6nug4ebog7a2r.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Apresentado há menos de duas semanas, o Dodge Challenger SRT Demon se mostrou um carro singular em vários aspectos. Ele foi pensado para ser o mais rápido possível em pistas de arrancadas. Mas esse lado superlativo já lhe rendeu alguns inimigos.
Considerada a mais importante publicação a respeito da indústria e do mercado automotivo, o Automotive News publicou um editorial defendendo que o Challenger Demon não seja liberado para as ruas.
Os articulistas americanos justificam que vender um carro de arrancada para consumidores comuns significa colocá-los em uma situação de alto risco, da mesma forma que faz a Tesla ao permitir que seus carros trafeguem por estradas em modo 100% autônomo.
![Seu lugar é na pista, mas há artimanhas para mantê-lo nas ruas](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/04/dg018_025cltu485318t42o8g0p9f6n2a0ef1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Demon, de acordo com a publicação, “é o resultado de uma seqüência de escolhas corporativas equivocadas que colocam o desejo de se vangloriar à frente da segurança pública”. Isso deixaria a Dodge no rumo oposto ao da indústria, que fez grandes avanços na segurança nos últimos anos.
Os títulos dos quais a Dodge se vangloriou durante a apresentação do modelo, no Salão de Nova York, são os seguintes:
- o mais potente carro V8 de produção em série
- carro de produção mais rápido no 0 a 60 mi/h (96 km/h): 2,3 segundos
- carro de produção mais rápido a percorrer o quarto de milha (402,3 metros): 9,65 segundos, atingindo 225,3 km/h
- maior força-g ao acelerar em um carro de produção: 1.8 g
- maior distância percorrida com o eixo dianteiro empinando ao acelerar (é sério): 89 centímetros
Para alcançar números tão impressionantes quanto estes, o Challenger Demon recebe largos pneus slick e até TransBrake, um bloqueio da transmissão que permite que o motor gire até o momento da largada. Isso é próprio de carros de arrancada e, no caso do Demon, melhora o tempo de reação em até 30% em relação à partida por pedais.
![V8 6.2 com supercharger tem a mesma arquitetura do Hellcat, mas ficou ainda mais forte](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/04/dg018_085clc4j3m3pu92bgd8bo6f70t4v50h1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Seu motor V8 de 6,2 litros com supercharger gera até 851 cavalos, 106,4 mkgf. Mas são números obtidos apenas com gasolina com mais de 100 octanas, própria para competições. O aquecimento em arrancadas é tão alto que o ar frio que sai do ar-condicionado pode ser direcionado para a admissão do motor.
É, de fato, um carro feito para arrancadas. E tão rápido que não pode participar das competições da NHRA (National Hot Rod Association). Ele cumpriu o quarto de milha em 9,65 segundos, sendo que carros com tempo abaixo dos 10 segundos só podem competir com gaiola de proteção, rede na janela e se o piloto estiver vestindo um macacão anti-chamas – e nenhum desses itens serão obrigatórios para os motoristas que se aventurarem a acelerar em vias públicas.
“O Demon pode cumprir todas as normas federais de segurança para veículos automotores para ser homologado para as ruas, mas da forma como é hoje não cumpre o espírito dessas normas”, diz o Automotive News.