Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Pulse completo e Renegade básico pelo mesmo preço: qual você escolheria?

Fiat Pulse Impetus é apenas R$ 500 mais barato que um Jeep Renegade Sport, mais espaçoso e mais potente. Qual é a melhor opção?

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 fev 2022, 16h37 - Publicado em 14 fev 2022, 14h42
comparativo pulse impetus renegade sport
 (Arte/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Com tantas marcas com interesses comuns sob seu comando, a Stellantis segue uma estratégia de não tentar evitar uma concorrência entre carros de suas marcas. Seus SUVs compactos, Peugeot 2008, Citroën C4 Cactus, Fiat Pulse e Jeep Renegade, disputam os mesmos compradores em algumas faixas de preço. E está tudo bem: é melhor do que comprometer a competitividade de um carro para favorecer outro.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O lançamento do Jeep Renegade 2022, com o motor 1.3 GSE Turbo de 185 cv e 28,5 kgfm, exemplifica bem isso.

O Renegade Sport, versão de entrada do SUV, custa R$ 123.990, apenas R$ 500 mais caro que o Fiat Pulse Impetus, que parte dos R$ 123.490 e é a versão mais completa do modelo. No caso do Fiat, o motor é o 1.0 GSE Turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, e combinado com câmbio CVT com simulação de sete marchas – o Jeep usa um automático de seis marchas.

Desempenho e consumo

Jeep Renegade Sport
(Divulgação/Jeep)

Por mais que o Fiat Pulse seja muito mais leve (1.237 kg contra 1.468 kg) a diferença de potência e torque, e o câmbio automático de seis marchas ajudam bastante o Jeep Renegade. De acordo com a Jeep, o motor 1.3 Turbo faz seu menor SUV chegar aos 100 km/h em 8,7 segundos. Os 9,4 s do Fiat Pulse para cumprir o mesmo teste é uma ótima marca, mas não tão boa nesta comparação.

Fiat Pulse 2022 azul visto 3/4 de frente
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O Fiat se vinga pelo consumo: 8,5 km/l no regime urbano e 10,2 km/l no rodoviário quando com etanol, e 12 km/l e 14,6 km/l, respectivamente, com gasolina. O Jeep Renegade de entrada, por sua vez, crava 7,7 km/l e 9,1 km/l com etanol e 11 km/l e 12,8 km/l com gasolina.

Equipamentos de série

Jeep Renegade Sport
(Divulgação/Jeep)

Se por um lado o Fiat Pulse tem motor mais fraco, por outro tem equipamentos comuns às versões mais completas do Renegade ou mesmo do Jeep Compass. Todas as versões do Fiat Pulse têm ar-condicionado automático e digital, o Renegade Sport tem ar manual – as demais versões tem ar digital com duas zonas de temperatura.

Jeep Renegade Sport
(Divulgação/Jeep)

O Fiat Pulse ainda tem retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, que são de leds mas não full-led como os do Renegade (que tem setas de led, o aro ao redor dos faróis). Só o Pulse tem carregador wireless para smartphone.

Continua após a publicidade

Conectividade

Primeira fileira do Fiat Pulse 2022 vista do banco do motorista
Interior do Fiat Pulse Impetus Turbo 200 1.0 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A versão de entrada do Jeep também é a única com quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógicos, com uma tela colorida de 7 polegadas ao centro. É curioso que o quadro de instrumentos das demais versões do Renegade e também do Pulse Impetus concentre todas as informações em uma tela do mesmo tamanho, 7 polegadas, com nível do tanque e temperatura do motor indicado por leds.

O Pulse mais completo também tem central multimídia de 10,1 polegadas como nos Compass mais completos. O Renegade Sport tem tela de 7 polegadas e as demais versões, 8,4 polegadas. Todos têm Android Auto e Apple Carplay sem fio.

Central multimídia do Fiat Pulse 2022
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como opcional, o Fiat Pulse pode receber o “Connect////Me”, serviços conectados como controles via smartphone, hotspot Wi-Fi 4G e integração com a Amazon Alexa, por R$ 2.700. O Jeep Renegade, que foi o primeiro a ter o equivalente Adventure Intelligence, há um ano, ainda não tem o sistema disponível para nenhuma versão da linha 2022. 

Continua após a publicidade

Segurança

Fiat Pulse 2022 azul visto 3/4 de trás
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Pulse Impetus tem um pacote de assistentes eletrônicos bem completo e equivalente ao disponível como equipamentos de série já a partir do Renegade Sport. Entre eles, estão frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Mas o Fiat ainda tem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e farol alto automático. O Renegade, por sua vez, tem seis airbags e o Pulse, só quatro.

Jeep Renegade Sport
(Divulgação/Jeep)

Dimensões e espaço

O Jeep Renegade é maior em quase tudo. Tem 4,27 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura, com entre-eixos de 2,57 m, herança de uma plataforma que nasceu para carros médios – uma diferença que se nota até mesmo pelo acabamento. O Fiat Pulse, por sua vez, tem 4,10 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 m de entre-eixos.

Jeep Renegade Sport
(Divulgação/Jeep)
Continua após a publicidade

O espaço interno do Renegade é maior, especialmente para ombros e cabeças, graças não apenas às dimensões mas também ao formato da carroceria.

Compartilhe essa matéria via:
Bancos traseiros do Fiat Pulse 2022 visto da porta do passageiro
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Por outro lado, o Pulse tem porta-malas consideravelmente maior: são 370 litros contra 320 litros no Renegade. Para os dois modelos, a fabricante divulga a capacidade volumétrica dos compartimentos, que contabiliza espaços que não são usados no dia a dia e não é a medição padrão do mercado. Por isso a sensação de serem menores.

Jeep Renegade Fiat Pulse
Dianteiro Traseiro  Dianteiro  Traseiro
Espaço para a cabeça  103 cm 100 cm 97 cm 90 cm
Espaço para ombros 154 cm 153 cm 149 cm 146,5 cm
Espaço para as pernas 99,5 cm 86 cm 100,5 89 cm
Continua após a publicidade

Veredicto

Mais que uma comparação entre dois SUVs compactos, é uma comparação entre um carro que nasceu de uma plataforma compacta e outro que nasceu para ser SUV. O Renegade leva vantagem não apenas pelo espaço interno, mas também por entregar uma percepção de qualidade melhor mesmo na versão de entrada. O Pulse Impetus é mais completo e muito mais vistoso, especialmente por dentro, mas uma central multimídia menor e um ar-condicionado manual não desabona o Jeep Renegade Sport, que tem melhor desempenho e os principais equipamentos de segurança. Por isso, é a melhor escolha.

Ficha técnica – Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo CVT

Motor: dianteiro, transversal, 3 cil, 12 V, 999 cm³, turbo, injeção direta, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm entre 1.750 rpm e 3.500 rpm
Câmbio: Automático, CVT, com simulação permanente de 7 marchas e modo Sport
Direção: elétrica
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freio: disco ventilado (dianteiro) tambor (traseiro)
Dimensões: comprimento, 410 cm; altura, 158 cm; entre-eixos, 253 cm; largura, 178 cm; porta-malas, 370 litros

Ficha técnica – Jeep Renegade Sport

Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., turbo, 16V, 1.332 cm³, 180/185 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm (gasolina/etanol), 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro)
Suspensão: ind. McPherson (diant. e tras.))
Freios: disco ventilado (diant.) e sólido (tras.)
Dimensões: comprimento, 426,8 cm; largura, 180,5 cm; altura, 171,2 cm; entre-eixos, 257 cm; porta-malas, 320 litros

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição 754

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.