Não é segredo pra ninguém que a Audi foi a marca escolhida pelo grupo Volkswagen para alcançar a Tesla no mercado dos modelos elétricos. A dona do emblema das quatro argolas já mostrou a que veio com o lançamento do e-tron e mais recentemente da versão GT, o primeiro sedã esportivo elétrico, que inclusive nós já andamos.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Agora a Audi apresenta seus SUVs elétricos mais acessíveis. São eles: o Q4 e-tron e o Q4 Sportback e-tron, com carroceria cupê.
O primeiro a chegar ao mercado europeu será o Q4 e-tron. Já a partir de junho, começa a ser oferecido na Alemanha por preços a partir de 41.900 euros, o Sportback tem lançamento previsto para os meses seguintes.
A linha terá três opções de motorização, sendo duas com um motor no eixo traseiro e a quattro, que contará com um motor no eixo traseiro e outro no dianteiro. Segundo a Audi, a depender da versão, a autonomia pode chegar a 520 km, de acordo com o ciclo WLTP. Nas versões com a bateria de 125 kW são necessários 10 minutos no carregador para recuperar 130 km de autonomia.
O Q4 e-tron estará à venda nas versões 35 e 40, com um motor elétrico e potências de 170 cv e 204 cv. A terceira opção, a 50 quattro, terá potência máxima de 299 cv com os dois motores e pode sair da imobilidade e chegar a 100 km/h em apenas 6,2 segundos. Importante destacar que o coeficiente de arrasto do Q4 e-tron é de apenas 0,28 e o Q4 Sportback e-tron consegue um número ainda melhor, de 0,26.
Os Q4 elétricos têm 4,59 metros de comprimento, faróis em LED e o motorista pode optar por quatro assinaturas luminosas e, assim, modificar o aspecto visual do carro. Esse conjunto personalizável é opcional, assim como o head-up display com realidade aumentada.
A informação é mostrada dinamicamente em um grande campo de visão, onde uma imagem virtual, que parece flutuar, é representada em uma distância de aproximadamente dez metros do motorista.
O volante do Audi Q4 e-tron e do Q4 Sportback e-tron é novo e agora possui superfícies sensíveis ao toque, que o motorista usa para controlar o painel de instrumentos digital. Assim como em um smartphone, não existem apenas gestos de toque, mas também gestos de deslizar, por exemplo, para percorrer listas.
O espaço interno é generoso e os ocupantes do banco traseiro se beneficiam pela ausência do túnel central. E praticamente não há diferença do espaço pra pernas oferecido tanto para o passageiros dianteiros quanto traseiros.
Há também bom espaço para bagagens, de 520 a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros no Sportback.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital