Revista em Casa: Assine a partir de R$ 10,99

QR de Janeiro: Especial Performance reúne Ferrari 12Cilindri, Urus e mais!

Superesportivos marcam presença na primeira QR de 2025; Fastback e Nivus resolvem suas diferenças na pista; Dicas valiosas na hora de viajar com crianças

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 7 jan 2025, 14h51 - Publicado em 3 jan 2025, 13h00
Capa QR janeiro 2025
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Começamos 2025 com pé direito — bem fundo no acelerador. Na edição de janeiro apresentamos o Especial Performance, destacando quatro superesportivos: a Ferrari 12Cilindri, Aston Martin Vanquish, Lotus Emeya S e o novo Lamborghini Urus.

Estrela da nossa capa, a 12Cilindri tem o que a Ferrari sabe fazer de melhor: motor 12 cilindros. E na sucessora da 812 Superfast, os engenheiros de Maranello chegaram em sua versão mais potente e tecnológica da história. 

São 830 cv e 69,1 kgfm entregues pelo V12 6.5, que atinge o pico de 9.500 rpm. Aos 2.500 rpm, ele já é capaz de entregar 55,3 kgfm, tudo isso sem nenhum auxílio de turbocompressor ou eletrificação. Apenas o bom e velho motor aspirado.

A 12Cilindri estreia também um software que varia a curva de torque máximo dependendo da marcha. O recurso nunca havia sido usado antes em um motor naturalmente aspirado e ajuda a gerar uma resposta mais progressiva e suave ao trocar as engrenagens do câmbio de dupla embreagem e oito marchas.

FERRARI 12 CILINDRI
(Divulgação/Quatro Rodas)

E tem mais…

O SUV mais potente do mundo

As aparências podem enganar. Quem vê o Lamborghini Urus rodando calmo e sereno em seu modo elétrico, mal sabe o lado raivoso que ele esconde.

Lamborghini Urus
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A nova versão híbrida-plug in, SE, combina um motor elétrico de 191 cv e 36,3 kgfm, com um motor V8 biturbo de 620 cv e 60,1 kgfm. O resultado são nada menos que 800 cv e 71,5 kgfm, que dão ao Urus o título de SUV mais potente do mundo.

Carro de cinema

Ainda não sabemos quem será o próximo James Bond, mas seu carro já está escalado. Como de costume, será o novo Aston Martin Vanquish, que é o carro de produção mais rápido já feito pela montadora britânica.

ASTON MARTIN VANQISH QR JANEIRO 2025
(Divulgação/Quatro Rodas)

O novo carro do 007 está equipado com um motor V12 de 813 cv e incríveis 102 kgfm. Um detalhe importante é que a montagem do motor é feita de maneira manual, o que limitará a produção do Vanquish em apenas 1.000 unidades por ano. Ou seja, ele não é só o carro mais importante da Aston Martin, como também o mais exclusivo de sua linha.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O pé na estrada eu vou botar…

Estamos em época de férias e nada melhor do que curtir uma viagem em família. Mas quem tem filhos pequenos sabe que é preciso de algumas cartas na manga para que as crianças não fiquem muito estressadas com os longos períodos trancados em um carro.

Texto turismo com crianças QR janeiro 2025
(Divulgação/Quatro Rodas)

A jornalista Marina Vaz contou como foi a sua experiência rodando mais de 10.000 km Brasil afora com o seu marido e a filha com menos de 2 anos. E ainda deu dicas: planejamento e a soneca são os maiores aliados para garantir uma viagem tranquila para os pais e sem estresse para os bebês.

Híbrido leve ou turbo, eis a questão

A Fiat abriu caminho lançando o Fastback com mecânica híbrida leve. A resposta da rival Volkswagen foi a reestilização do Nivus, que também ganhou novas calibrações no motor 1.0 TSI e detalhes aerodinâmicos para deixá-lo condizente com as normas do Proconve L8.

FASTBACK X NIVUS
(Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Colocamos os dois SUVs cupês a prova em nossa pista de testes para saber qual montadora teve a melhor solução para deixar seus carros menos poluentes.

Carta ao Leitor

Perguntas e respostas

Mês passado, na entrega do prêmio Os Eleitos, um funcionário do lugar onde aconteceu o evento me abordou perguntando se eu era o “criador de QUATRO RODAS”. Disse que não. Que QUATRO RODAS faria 65 anos este ano. E eu era mais jovem. O rapaz, então, quis saber por que a QUATRO RODAS foi feita. E eu expliquei o contexto em que a revista surgiu. Sempre muito atento, ele ainda fez mais uma pergunta (seria um bom repórter, se quisesse): “Por que cresceu tanto?”. Porque as pessoas da equipe atual e todas as que vieram antes trabalharam duro, respondi.

Sei que trabalho não é o único ingrediente do sucesso. Mas é o mais importante. Como disse o apresentador Fausto Silva, em uma palestra nos meus tempos de faculdade, se você acredita no que faz e trabalha duro, o resultado aparece.

As duas mais recentes contratações de QUATRO RODAS, os repórteres João Vitor Ferreira e Nicolas Tavares, que apresento a você agora, são exemplos dessa fé e esforço.

O João Vitor frequentava a redação de QUATRO RODAS desde 2021, quando entrou na equipe como estagiário. Terminado o estágio, ele seguiu por aqui cobrindo férias, fazendo reportagens como free-lancer, até que surgiu uma vaga. João se formou na USP em 2023 e desde os tempos da faculdade já escrevia em diferentes locais e sobre diversos assuntos, como turismo, esporte e cultura. Experiência típica de jornalista que quer começar e não escolhe o trabalho. Torcedor do Santos, sofreu comigo os tempos (passados) da Série B. Perspicaz e criativo, João estreou já assumindo as seções Mercado e Correio Técnico, na revista, além das participações no site e nas mídias sociais da QR, tarefas que são de todos.

Continua após a publicidade

Nicolas chegou à QUATRO RODAS pronto. Antes, trabalhou no site Motor1 durante cinco anos. E teve passagens por iG Carros e Car And Drive. Nem sempre os automóveis foram alvo de seu interesse profissional, porém. Antes de trabalhar nesses locais, mais precisamente nos tempos de segundo grau, colaborou com revistas de jogos eletrônicos como Nintendo World e Banana Games. Outro foca (nome que se dá a um jornalista no início da carreira) que não via a hora de trabalhar. Ele tem 38 anos, fez jornalismo na Fiam-Faam e MBA em Marketing e Mídias Digitais na FGV. São-paulino por influência de seu avó Plinio, atualmente ele prefere acompanhar a Fórmula 1. Nicolas toca a seção Novas Tecnologias, na revista, e pilota o site da QR na parte da manhã, com atenção e maestria.

QUATRO RODAS fará 65 anos, este ano. Haverá muita comemoração e muito trabalho, para não perdermos o hábito. Você pode aguardar.

Quatro Rodas
Paulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODAS (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.