QR de Janeiro: Especial Performance reúne Ferrari 12Cilindri, Urus e mais!
Superesportivos marcam presença na primeira QR de 2025; Fastback e Nivus resolvem suas diferenças na pista; Dicas valiosas na hora de viajar com crianças

Começamos 2025 com pé direito — bem fundo no acelerador. Na edição de janeiro apresentamos o Especial Performance, destacando quatro superesportivos: a Ferrari 12Cilindri, Aston Martin Vanquish, Lotus Emeya S e o novo Lamborghini Urus.
Estrela da nossa capa, a 12Cilindri tem o que a Ferrari sabe fazer de melhor: motor 12 cilindros. E na sucessora da 812 Superfast, os engenheiros de Maranello chegaram em sua versão mais potente e tecnológica da história.
São 830 cv e 69,1 kgfm entregues pelo V12 6.5, que atinge o pico de 9.500 rpm. Aos 2.500 rpm, ele já é capaz de entregar 55,3 kgfm, tudo isso sem nenhum auxílio de turbocompressor ou eletrificação. Apenas o bom e velho motor aspirado.
A 12Cilindri estreia também um software que varia a curva de torque máximo dependendo da marcha. O recurso nunca havia sido usado antes em um motor naturalmente aspirado e ajuda a gerar uma resposta mais progressiva e suave ao trocar as engrenagens do câmbio de dupla embreagem e oito marchas.

E tem mais…
O SUV mais potente do mundo
As aparências podem enganar. Quem vê o Lamborghini Urus rodando calmo e sereno em seu modo elétrico, mal sabe o lado raivoso que ele esconde.

A nova versão híbrida-plug in, SE, combina um motor elétrico de 191 cv e 36,3 kgfm, com um motor V8 biturbo de 620 cv e 60,1 kgfm. O resultado são nada menos que 800 cv e 71,5 kgfm, que dão ao Urus o título de SUV mais potente do mundo.
Carro de cinema
Ainda não sabemos quem será o próximo James Bond, mas seu carro já está escalado. Como de costume, será o novo Aston Martin Vanquish, que é o carro de produção mais rápido já feito pela montadora britânica.

O novo carro do 007 está equipado com um motor V12 de 813 cv e incríveis 102 kgfm. Um detalhe importante é que a montagem do motor é feita de maneira manual, o que limitará a produção do Vanquish em apenas 1.000 unidades por ano. Ou seja, ele não é só o carro mais importante da Aston Martin, como também o mais exclusivo de sua linha.
O pé na estrada eu vou botar…
Estamos em época de férias e nada melhor do que curtir uma viagem em família. Mas quem tem filhos pequenos sabe que é preciso de algumas cartas na manga para que as crianças não fiquem muito estressadas com os longos períodos trancados em um carro.

A jornalista Marina Vaz contou como foi a sua experiência rodando mais de 10.000 km Brasil afora com o seu marido e a filha com menos de 2 anos. E ainda deu dicas: planejamento e a soneca são os maiores aliados para garantir uma viagem tranquila para os pais e sem estresse para os bebês.
Híbrido leve ou turbo, eis a questão
A Fiat abriu caminho lançando o Fastback com mecânica híbrida leve. A resposta da rival Volkswagen foi a reestilização do Nivus, que também ganhou novas calibrações no motor 1.0 TSI e detalhes aerodinâmicos para deixá-lo condizente com as normas do Proconve L8.

Colocamos os dois SUVs cupês a prova em nossa pista de testes para saber qual montadora teve a melhor solução para deixar seus carros menos poluentes.
Carta ao Leitor
Perguntas e respostas
Mês passado, na entrega do prêmio Os Eleitos, um funcionário do lugar onde aconteceu o evento me abordou perguntando se eu era o “criador de QUATRO RODAS”. Disse que não. Que QUATRO RODAS faria 65 anos este ano. E eu era mais jovem. O rapaz, então, quis saber por que a QUATRO RODAS foi feita. E eu expliquei o contexto em que a revista surgiu. Sempre muito atento, ele ainda fez mais uma pergunta (seria um bom repórter, se quisesse): “Por que cresceu tanto?”. Porque as pessoas da equipe atual e todas as que vieram antes trabalharam duro, respondi.
Sei que trabalho não é o único ingrediente do sucesso. Mas é o mais importante. Como disse o apresentador Fausto Silva, em uma palestra nos meus tempos de faculdade, se você acredita no que faz e trabalha duro, o resultado aparece.
As duas mais recentes contratações de QUATRO RODAS, os repórteres João Vitor Ferreira e Nicolas Tavares, que apresento a você agora, são exemplos dessa fé e esforço.
O João Vitor frequentava a redação de QUATRO RODAS desde 2021, quando entrou na equipe como estagiário. Terminado o estágio, ele seguiu por aqui cobrindo férias, fazendo reportagens como free-lancer, até que surgiu uma vaga. João se formou na USP em 2023 e desde os tempos da faculdade já escrevia em diferentes locais e sobre diversos assuntos, como turismo, esporte e cultura. Experiência típica de jornalista que quer começar e não escolhe o trabalho. Torcedor do Santos, sofreu comigo os tempos (passados) da Série B. Perspicaz e criativo, João estreou já assumindo as seções Mercado e Correio Técnico, na revista, além das participações no site e nas mídias sociais da QR, tarefas que são de todos.
Nicolas chegou à QUATRO RODAS pronto. Antes, trabalhou no site Motor1 durante cinco anos. E teve passagens por iG Carros e Car And Drive. Nem sempre os automóveis foram alvo de seu interesse profissional, porém. Antes de trabalhar nesses locais, mais precisamente nos tempos de segundo grau, colaborou com revistas de jogos eletrônicos como Nintendo World e Banana Games. Outro foca (nome que se dá a um jornalista no início da carreira) que não via a hora de trabalhar. Ele tem 38 anos, fez jornalismo na Fiam-Faam e MBA em Marketing e Mídias Digitais na FGV. São-paulino por influência de seu avó Plinio, atualmente ele prefere acompanhar a Fórmula 1. Nicolas toca a seção Novas Tecnologias, na revista, e pilota o site da QR na parte da manhã, com atenção e maestria.
QUATRO RODAS fará 65 anos, este ano. Haverá muita comemoração e muito trabalho, para não perdermos o hábito. Você pode aguardar.
