O primeiro dos primeiros. QUATRO RODAS levou para a pista de testes, com exclusividade, o Haval H6 GT. Este SUV cupê híbrido plug-in será o primeiro lançamento da Great Wall Motors, a maior fabricante de carros da China, aqui no Brasil.
Se o visual já deixa claro que não se trata de um carro qualquer. A dianteira e o formato da traseira têm certa semelhança, talvez proposital, com o Lamborghini Urus. Sua bateria é grande como a de um carro elétrico compacto e garante autonomia de 170 km, excelente para um híbrido. E ainda tem um motor turbo a gasolina, que a fabricante insiste em não detalhar, capaz de aumentar a autonomia e o desempenho.
O desempenho, por sinal, surpreende. O H6 GT provou ser apenas 1,2 s mais lento que um Urus no 0 a 100 km/h. Isso, custando apenas uma fração do SUV italiano. Se você é assinante, já pode conferir nossa experiência aqui.
Confira outros destaques da edição de janeiro:
Citroën C3 1.0 intermediário ou um Renault Stepway 1.0? Comparamos os dois aventureiros de entrada que acabaram de chegar às lojas, não só para saber qual é o mais interessante como também entender esse novo filão entre os carros compactos.
Em um outro extremo, mas ainda mais econômicos, estão os Audi Q5 e Volvo XC60 híbridos. Eles têm preço e proposta semelhantes, e ainda são os SUV mais vendidos de suas respectivas fabricantes. Tentamos descobrir qual é o segredo para esse sucesso.
Por outro lado, também testamos carros que podem não fazer sentido para muita gente mas ainda são interessantes. É o caso da Ram 3500, a mais bruta e maior picape vendida no Brasil. Tamém é o caso do Hyundai Ioniq, um lançamento que está nas lojas e ninguém pode comprar.
Entre as grandes experiências do mês estão a oportunidade de testar a nova geração do Range Rover, que está ainda mais luxuoso, e o novo Hyundai H20 de corrida. Os carros que correrão na Copa HB20 2023, além de novo chassi e novo visual, têm o mesmo câmbio automático de seis marchas do carro de rua transformado para resistir ao uso mais intenso.
Mas nada disso foi tão extraordinário quanto dirigir o novo BMW M2 real, em pista, mas com um cenário virtual de realidade aumentada.
Depois de 42 anos como frequentador habitual de nossas páginas, não poderíamos deixar de prestar uma homenagem ao Volkwagen Gol, que deixou de ser fabricado às vésperas do Natal. Relembramos a trajetória e cada uma das gerações do carro mais vendido da história no Brasil em uma reportagem especial.
E tem muito mais, como as impressões do primeiro SUV da Smart e da versão moderna (e elétrica) do Opel Manta, além de uma reportagem sobre as maneiras legais de se comprar carros novos mais baratos.
A distribuição às bancas e assinantes de todo o Brasil começou hoje (2/12), mas o prazo de chegada pode variar dependendo da região.
Agradecimento
Leitor e internauta quando querem prestar atenção não tem o que os impeça. Certa vez, um leitor me surpreendeu ao dizer que leu um texto meu e ficou com a sensação de que eu estava de mau humor no momento em que escrevia. Realmente, ele estava certo. Depois desse dia, fiquei mais atento a esse tipo de situação. Não porque eu tenha muitos dias mal-humorados na vida. Mas porque prefiro quando os comentários são sobre outros sentimentos, como os que li em nosso canal no YouTube, no vídeo do Lamborghini Huracán Tecnica (https://bit.ly/HuracanQR), feito pelo editor Henrique Rodriguez. “Caramba que emoção esse Henrique trouxe nesse vídeo”, escreveu Michael Machado.
Leitores e internautas sempre nos escrevem. Alguns mais frequentes se tornam nossos companheiros de jornada. Recentemente, porém, ouvi dois comentários que me encheram de orgulho, pelo fato de virem de amigos jornalistas especializados em automóveis. Um deles foi o Cacá Clauset, que já trabalhou conosco e hoje comanda o Motor Park Haras Tuiuti. Ele disse que sentiu uma boa energia no conteúdo da revista. Não lembro exatamente suas palavras, mas falavam de envolvimento e vibração da equipe com as pautas. E isso é a pura verdade. Nunca vi gente tão disposta. O outro foi o Eduardo Ribeiro, diretor da Matel Produções, que promove o Feirão AutoShow. O Edu elogiou a revista e destacou a Carta ao Leitor de outubro, que falava da dificuldade da Ferrari em reconhecer a Purosangue como SUV.
É sempre bom ouvir essas manifestações. No caso do público, mesmo quando não comenta, ele revela sua opinião pelo prestígio que nos dá com sua audiência, que só tem crescido nas mídias digitais. No Facebook, chegamos a alcançar 10 milhões de usuários, em maio deste ano. Nosso vídeo mais assistido, o da Ford F-Maxx (https://bit.ly/f-maxx), foi visto 2,6 milhões de vezes. No YouTube, atingimos o número de 386.456 inscritos e tivemos 27% de aumento nas visualizações, passando de 10,5 milhões, em 2021, para 13,3 milhões, em 2022. E, no Instagram, passamos de 1 milhão de seguidores, o que nos autoriza a dizer que temos o maior perfil automotivo da América Latina.
Entre os especialistas, um termômetro são as premiações do setor. Em 2022, QUATRO RODAS recebeu cinco honrarias. Fomos apontados como + Admirada Revista da Imprensa Especializada e + Admirado Canal de Vídeo, dois prêmios promovidos pela publicação Jornalistas & Cia. Conquistamos também o Prêmio Especialistas, na categoria Mobilidade, concedido pela plataforma Negócios da Comunicação. E ganhamos duas distinções no Prêmio SAE Brasil de Jornalismo Mercedes-Benz, com o primeiro lugar na categoria Mídia Vídeo, com o vídeo Unimog Motor-home aventureiro (https://bit.ly/UnimogQR) e um destaque na categoria Mídia Impressa, com a reportagem “Se meu Fusca Roncasse”, que mostra as impressões ao dirigir um Fusca 1973 convertido a elétrico, publicada na edição número 759, de julho.
Agradecemos a todos que nos escolheram (e nos indicaram) como fontes de informação, em 2022. Continuem conosco em 2023.