Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Quais são os SUVs 2023 mais baratos do Brasil?

Se o Papai Noel não te trouxe um SUV de presente, QUATRO RODAS listou os utilitários mais baratos do Brasil, todos abaixo de R$ 125.000

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 abr 2024, 14h47 - Publicado em 28 dez 2022, 16h59
Compara Pulse
Fiat Pulse e Volkswagen Nivus: rivalidade acirrada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Buscando um SUV barato para começar 2023 de carro novo? Por mais que esta seja a época onde diversas contas chegam, fora os presentes para os familiares, também é o momento de ficar atento aos possíveis descontos em carros 2022/2023 que permaneceram nos estoques das concessionárias.

Com a chegada das primeiras unidades fabricadas no Ano Novo, elas tendem a deixar de ser as preferidas dos compradores.

Para te ajudar nesta missão, listamos os SUVs 2023 mais baratos do Brasil. Dentre as opções, você vai encontrar modelos compactos e de entrada que não passam dos 135.000. Há opções para todos os gostos, de automáticos a manuais, com direito até a algumas menções honrosas que não extrapolam o orçamento.

10° – Fiat Fastback Audace: R$ 131.490

Quais são os SUVs 2023 mais baratos do Brasil?
Faróis full-led usam as luzes diurnas como sinais de direção (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O mais novo da lista, também é o que irá abri-la. O Fiat Fastback roubou o que seria o lugar do Jeep Renegade, que está custando exatamente R$ 1.400 a mais que o rival.

Seu motor, é o mesmo GSE 1.0 turbo do Pulse, que desenvolve 130 cv e 20,4 kgfm e está acoplado a um câmbio CVT que simula sete marchas. Aversão de entrada traz um bom pacote de itens de segurança, com frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, controle de estabilidade e tração e quatro airbags.

Continua após a publicidade

Ele também traz a maior tela para central multimídia, com 8,4”. A conexão com o Android Auto e Apple CarPlay pode ser feita sem fio e há um carregador por indução, além de freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, borboletas no volante, sensor e câmera de estacionamento traseiros.

9° – Hyundai Creta Comfort 1.0 turbo AT: R$ 124.690

Hyundai Creta Comfort
Creta básico abre a lista dos SUVs mais baratos do Brasil (Divulgação/Hyundai)

O Hyundai Creta é quem abre a nossa lista. O visual pode não agradar a todos, mas a motorização, sim. Ele tem motor 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, e câmbio automático de seis marchas. 

Em questão de consumo e desempenho, o Creta não fica muito atrás de rivais, como o Volkswagen T-Cross. Em nosso comparativo –, que também contou com o Chevrolet Tracker – o Creta com motorização 1.0 fez médias 11,5 na cidade e 14,4 na cidade, enquanto o tempo de 0 a 100 km/h foi de 11,26, exatamente o mesmo do rival.

Hyundai Creta Comfort
(Divulgação/Hyundai)
Continua após a publicidade

Um ponto negativo é a enxuta lista de equipamentos, que traz apenas luzes diurnas em LED, faróis de projetor, controle de estabilidade, câmera de ré e central multimídia de 8’’. Os sensores de estacionamento e ar-condicionado digital só aparecem a partir da versão Limited (R$ 135.990).

8° – Volkswagen Nivus Comfortline 1.0 turbo: R$ 124.100

Volkswagen Nivus cinza de frente

Por apenas R$ 590, o Volkswagen Nivus conseguiu uma posição melhor que o Creta nessa lista. O SUV cupê da Volkswagen traz o motor 200 TSi, um 1.0 turbo que rende até 128 cv e 20,4 kgfm, junto com um câmbio automático de seis marchas. Apesar de um pouco mais potente, ele traz médias de consumo superiores ao do Creta, com 12,6 km/l em regime urbano e 16,2 km/l na estrada.

Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI (7)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outra vantagem é em relação aos equipamentos. O Nivus básico voltou a ter de série a central multimídia Composition Touch de 6,5’’, além de trazer câmera frontal e sistema start-stop para o motor. A segurança também é maior, já que o modelo tem piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma de emergência, que ajudaram a garantir nota máxima no teste de segurança do Latin NCap.

Continua após a publicidade

7° – Chevrolet Tracker 1.0 turbo AT: R$ 119.090

O Chevrolet Tracker é mais um que chama atenção pela segurança. O SUV mais vendido do Brasil também recebeu nota máxima do Latin NCap, apesar do risco de incêndio, que já foi resolvido após o recall convocado pela montadora em abril deste ano.

Compartilhe essa matéria via:

Porém, a versão mais básica é bem crua em relação aos equipamentos. O Tracker AT não tem itens de segurança como frenagem autônoma de emergência, apenas controle de estabilidade e tração e controle de cruzeiro. 

Tracker
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outro detalhe é que pelo preço de R$ 119.090 você terá a central multimídia de 8’’ apenas com Apple CarPlay via cabo. Para ter Android Auto e pareamento Bluetooth é necessário desembolsar mais R$ 2.500 e torcer para ter unidades com o equipamento disponível. 

A versão AT é mais uma com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis velocidades, só que menos potente do que a dos outros já apresentados, rendendo 116 cv e até 16,8 kgfm.

Continua após a publicidade

Por R$ 124.590, exatamente o mesmo preço do Creta Comfort, é possível levar o Tracker LT, que ganha sensor de estacionamento traseira (na versão de entrada há apenas câmera de ré), entrada USB na segunda fileira, rodas de alumínio de 16’’ e 6 alto-falantes.

6° – Volkswagen T-Cross Sense 1.0 turbo AT: R$ 114.850

O T-Cross Sense, assim como o Nivus, traz conjunto mecânico com o motor 1.0 TSi e câmbio automático de seis marchas. 

T-Cross Sense
T-Cross básico é menos equipado do que o Nivus (Divulgação/Volkswagen)

Porém, a versão pé-de-boi do T-Cross carece bastante em termos de equipamento. Faltam itens de conectividade, como a central multimídia e para segurança ele tem apenas controle de estabilidade e tração, e bloqueio eletrônico de diferencial. Por outro lado, ele tem algumas regalias como rebatimento função tilt-down para o retrovisor direito e sistema start-stop, que ajuda no consumo de combustível.

Continua após a publicidade

5° – Nissan Kicks Active 1.6 CVT: R$ 110.990

O Nissan Kicks é o primeiro sem motor turbo na lista. Todas as versões, vem com motor 1.6 de 113 cv e 15,3 kgfm e câmbio automático CVT. A versão Active chegou este ano para aposentar a transmissão manual na linha.

Quais são os SUVs 2023 mais baratos do Brasil?
Nissan Kicks Active (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Assim como o T-Cross, a variante mais básica do Kicks também não é tão bem equipada quanto os modelos citados anteriormente. Ela também não traz central multimídia (que pode ser adicionada por mais R$ 2.000) ou itens de assistência à condução autônoma, sendo equipado apenas com controle de tração e estabilidade, seis airbags e piloto automático.

Mas se o SUV da Nissan te agrada, é possível comprar uma versão acima da Active por quase o mesmo valor do Tracker AT. O Kicks Sense está custando R$ 120.990 e já traz um kit mais interessante, incluindo central multimídia de 7’’, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga-leve de 16’’.

4° – Renault Duster Intense 1.6 MT: R$ 110.790

Se o Kicks foi o primeiro sem motor turbo, o Renault Duster inaugura a série de modelos sem câmbio automático. Seu conjunto traz a transmissão manual de cinco marchas e o motor 1.6 flex de 120 cv e 16,2 kgfm.

Renault Duster Intense
(Divulgação/Renault)

Para compensar a falta de um câmbio automático, a Renault é um pouco mais generosa em relação aos itens, trazendo, pelo menos, central multimídia de 8’’. O Duster básico ainda tem sensor de estacionamento traseiro, mas sem câmera de ré, além de rodas de liga leve de 16’’, controle de estabilidade e tração, piloto automático com limitador de velocidade, assistente de frenagem de emergência, start-stop e o Eco Mode, que ajuda a economizar combustível.

Vale a pena mencionar que a versão Intense com câmbio CVT custa R$ 120.690, mas não há nada extra na lista de equipamentos.

3° – Citroen C4 Cactus Live: R$ 108.990

Abrindo o top 3 SUVs mais baratos do Brasil temos o Citroën C4 Cactus. O conjunto mecânico é um pouco mais interessante do que dos dois modelos anteriores, afinal, traz motor 1.6 com que chega aos mesmos 120 cv do Duster e torque de 16,1 kgfm, mas acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

C4 Live
Citroën C4 Cactus Live (Divulgação/Citroën)

A lista de equipamentos também é semelhante à do Renault. O C4 tem de série central multimídia de 7’’, ar-condicionado digital, e piloto automático com limitador de velocidade. Ao contrário do Duster, ele não tem sensores de estacionamento, mas traz câmera de ré, assim como um quadro de instrumentos 100% digital.

Para não dizer que não mencionamos, a versão X-Series acrescenta detalhes visuais que deixam o C4 bem estiloso e custa R$ 121.890, ou seja, ainda está dentro do limite dessa lista. Porém não há nenhum acréscimo na lista de equipamentos, tornando-a muito simples para esse preço.

2° – Peugeot 2008 Allure 1.6 AT: R$ 99.989

A família Peugeot 2008 podia entrar inteira na lista, mas iremos focar apenas na versão de entrada, Allure. Assim como a maioria dos modelos, ela também tem transmissão automática de seis marchas, junto com o motor 1.6 de 120 cv e 15,7 kgfm. Esse conjunto é o mesmo do C4 Cactus e também aparece na versão Style que custa R$ 106.989.

peugeot-2008-05-e1557689688601
2008 tem mesmo motor e plataforma do C4 Cactus, mas a lista de equipamentos é inferior (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Embora sejam irmãos de plataforma, o 2008 é menos equipado que o C4 Cactus em suas respectivas versões de entrada. No Peugeot faltam controle de estabilidade e tração, DRL em LED e assistente de partida em rampa. Parte desses itens apenas aparecem na versão Style THP, com motor turbo e que custa 119.995. Acima dela e com direito a seis airbags (no Allure são dois) e sensores de estacionamento está apenas a Griffe, que custa R$ 124.985.

1° – Fiat Pulse Drive 1.3 MT R$ 96.590

O título de SUV mais barato do Brasil não poderia ser de outro. O Fiat Pulse chegou justamente com essa proposta e sua versão de entrada custa R$ 96.590.

Apesar de ser o mais barato, o Pulse manual passa longe de ser um “espartano”. Tudo bem que ele não tem itens de condução semi autônoma, mas traz ar-condicionado digital, faróis e lanternas de led (incluindo luz diurna), piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, ESP, sensores de pressão de pneus, sistema de tração TC+ e quatro airbags.

Pulse Manual

Tudo isso alinhado ao conjunto mecânico muito econômico. O Pulse básico traz o motor 1.3 Firefly de até 107 cv e 13,7 kgfm, aliado a uma transmissão manual de cinco marchas. Em nossos testes, o conjunto fez 12,8 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada.

Melhor que isso, só a versão Drive CVT, o SUV mais econômico do país. Com o mesmo motor e o câmbio automático, ele fez 13 km/l em regime urbano e 17,8 km/l no rodoviário, superando até as variantes com motor 1.0 turbo. Tudo isso, por R$ 103.590.

Pulse Drive 1.3 Manual
Embora seja a versão básica, o Pulse manual tem mais itens do que modelos mais caros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As versões Drive Turbo e Audace são boas pedidas para quem procura mais potência. Elas chegam aos 130 cv e continuam dentro da nossa faixa de preço, custando R$ 110.790 e R$ 116.790, respectivamente.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.