Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Ferrari ganha R$ 800.000 por carro vendido e é a marca que mais fatura por venda

Marca italiana lidera o ranking entre as marcas que mais faturam por carro vendido. A Lucid teve o pior desempenho ao perder R$ 1 milhão e meio por venda

Por Lukas Kenji
Atualizado em 5 abr 2025, 10h00 - Publicado em 5 abr 2025, 09h51
FERRARI 12CILINDRI
 (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A cada superesportivo vendido, a Ferrari fatura 136.671 euros, algo em torno de R$ 796 mil. Desta forma, a grife italiana ocupa o topo da lista de montadoras que mais lucraram por carro fabricado. O índice leva em consideração os relatórios financeiros apresentados pelas empresas em 2024.

Foram comercializados cerca de 73 milhões de automóveis em todo o mundo no ano passado, totalizando 2,38 trilhões de euros em receitas, segundo dados da consultoria JATO Dynamics. Em média, cada veículo vendido gerou um faturamento de 32.548 euros, ou aproximadamente R$ 175 mil, considerando a cotação média do euro em R$ 5,83 em 2024.

O sucesso no segmento de luxo

O lucro expressivo das montadoras de luxo é evidente. A Ferrari, por exemplo, alcançou uma margem de 28%, o que significa que quase um terço do valor de cada carro se transforma em lucro. Esse desempenho é atribuído, em parte, ao Purosangue, o SUV que ampliou a base de clientes de Maranello.

Ferrari Purosangue
(Divulgação/Ferrari)

A Porsche aparece em segundo lugar, com um lucro médio de 18.142 euros por veículo, seguida pela Mercedes-Benz, que registra 5.692 euros. Ambas mantêm margens saudáveis graças a estratégias de precificação premium e a um mix de produtos focados em alta performance e tecnologia. Em contrapartida, a BMW viu seu lucro por unidade cair de 7.229 para 4.693 euros, reflexo dos intensos investimentos em eletrificação.

Continua após a publicidade

Outro lado da moeda

No extremo oposto, marcas mais jovens, como Lucid, Rivian e NIO, enfrentam prejuízos expressivos. A Lucid, por exemplo, perde 283.468 euros a cada carro entregue, um rombo que só se sustenta com aportes de investidores. Já a Rivian, apoiada pela Amazon, registra perdas de 87.363 euros por veículo, enquanto a chinesa NIO acumula um déficit de 14.313 euros por unidade.

Rivian R1T e R1S
(Divulgação/Rivian)

Entre as grandes montadoras, a Stellantis teve o pior desempenho. A controladora de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën viu sua margem operacional despencar de 11,81% para 2,35% em um ano, resultando em apenas 656 euros de lucro por carro. A Nissan, com uma margem de 1,22%, e a Mitsubishi, que alcança 971 euros por unidade, também enfrentam desafios para equilibrar custos e receitas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Chinesas em ascensão

A chinesa BYD – quinta maior vendedora global em 2024, com 4,27 milhões de unidades – aparece em 16º lugar no ranking de lucratividade, com 1.556 euros por veículo. Apesar do volume recorde, sua margem é modesta comparada à de marcas de luxo. Em contrapartida, a Great Wall Motor (GWM) mal sai do zero, registrando apenas 188 euros de lucro por carro.

BYD SONG Plus PREMIUM
Lanternas de estilo próprio e interligadas por régua estreita (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Além do posicionamento no segmento de luxo, fatores como controle de custos, mix de produtos e escala produtiva são determinantes para os resultados. Enquanto marcas exclusivas, como Ferrari e Porsche, apostam na limitação de volumes para manter margens elevadas, montadoras de grande escala – como Toyota (2.710 euros por veículo) e Hyundai (2.432 euros) – compensam margens apertadas com altos volumes de vendas. Startups de elétricos, como NIO e XPeng, seguem a lógica de “crescer agora, lucrar depois”.

Confira abaixo o ranking, que considera o balanço anual mais recente de 30 montadoras e foi originalmente desenvolvido pelo site Motor 1 Itália. Vale destacar que algumas montadoras chinesas e indianas, que não divulgam esse tipo de relatório, ficaram de fora da lista.

Posição Marca Lucro por Carro (€) Lucro por Carro (R$)
1 Ferrari 136.671 796.792
2 Porsche 18.142 105.768
3 Mercedes-Benz 5.692 33.184
4 BMW 4.693 27.360
5 Tesla 3.801 22.160
6 Subaru 3.031 17.671
7 Toyota 2.710 15.799
8 General Motors 2.622 15.286
9 Isuzu 2.610 15.216
10 Volvo 2.547 14.849
11 Hyundai Group 2.432 14.178
12 Honda 2.324 13.549
13 Grupo Volkswagen 2.111 12.307
14 Li Auto 1.846 10.762
15 Jaguar Land Rover 1.794 10.459
16 BYD 1.556 9.072
17 Renault 1.137 6.629
18 Suzuki 1.128 6.576
19 Ford 1.122 6.541
20 Mitsubishi 971 5.661
21 Mazda 951 5.544
22 Stellantis 656 3.825
23 Nissan 282 1.644
24 GWM 188 1.096
25 Leapmotor -1.421 -8.284
26 XPeng -4.612 -26.888
27 NIO -14.313 -83.445
28 Aston Martin -18.491 -107.798
29 Rivian -87.363 -509.326
30 Lucid -283.468 -1.652.618

Fonte: JATO Dynamics, com base nos relatórios financeiros de 2024.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.