Comprar um carro elétrico ainda é um investimento. Isso porque até mesmo os mais baratos ainda não estão próximos do que consideramos como barato. Até porque nem carros a combustão são baratos atualmente. Quando o consumidor olha um valor mais elevado, já vem aquela dúvida na cabeça “E o seguro?”.
Mas acredite, o valor de seguro dos carros elétricos não é tão assustador assim quanto você imagina. Dos dez modelos mais vendidos do mercado, nenhum está acima da média dos carros a combustão, algo entre 4% e 8% do seu preço de tabela. Na realidade, seis deles estão abaixo e podem ser uma boa opção caso você queira entrar no mundo dos elétricos.
Os valores do seguro foram cotados pela TEx, insurtech do setor de seguros, a pedido de QUATRO RODAS. Cada valor é o menor apurado em nosso perfil padrão, em até 15 seguradoras.
Em 2022 o carro elétrico mais vendido no Brasil foi o Volvo XC40 com 1.770 unidades, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Ele está longe de ser o mais barato, tendo um valor de tabela de R$ 372.019 para o modelo 2022. Já seu seguro corresponde a 5,6% desse preço, custando R$ 20.874, de acordo com o levantamento.
A relação é menor que a do segundo e terceiro colocados no ranking dos elétricos mais vendidos. O Caoa Chery iCar fechou o ano com 782 emplacamentos e também é o elétrico mais barato do mercado com preço na tabela Fipe de R$ 127.650, mas seu seguro custa R$ 9.121, que corresponde a 7,1%. Essa é a segunda maior relação preço x seguro entre os elétricos mais vendidos.
Abaixo dele em vendas, mas acima em preço, o Jac E-JS1 está tabelado em R$ 142.600 e seu seguro corresponde a 6,4% do preço de tabela. No levantamento, o valor mais baixo pedido pelas seguradoras foi de R$ 9.237.
Fechando a trinca de elétricos mais baratos, o Renault Kwid E-Tech foge da regra e está abaixo da média do mercado. Com um preço de tabela de R$ 139.872, seu seguro custa R$ 4.950, o mais barato entre todos os modelos analisados, correspondendo a 3,5% do valor total do carro.
O Kwid não está sozinho nessa. Há ainda outros modelos com o percentual ainda mais baixo, embora tenham um preço mais salgado. Dois exemplos são Audi E-Tron Performance e o Porsche Taycan, sexto e nono do ranking dos mais elétricos mais vendidos de 2022, respectivamente. O seguro dos dois corresponde a 2,5% do preço de tabela e foi o percentual mais baixo registrado.
Porém, você vai precisar de uma boa grana para mantê-los, já que eles também são os dois modelos mais caros entre os 10 elétricos mais vendidos. O e-Tron custa R$ 525.201 e sua apólice R$ 13.555. Enquanto o Taycan está tabelado em R$ 732.031 e seu seguro custa R$ 18.782.
Mesmo os dois sendo os mais caros, suas apólices são bem mais em conta do que a do Volvo C40, quinto elétrico mais vendido em 2022. Custando R$ 399.316, ele é praticamente um iCar – ou R$ 125.000 para ser mais exato – mais barato que o Audi e-Tron, mas seu seguro custa R$ 29.061 e corresponde a 7,2% to valor total do carro, sendo o mais alto entre todos.
Se você não tem dinheiro o suficiente para bancar carros de luxo, mas também quer fugir das opções de entrada, o Mini Cooper, Nissan Leaf e o Jac E-JS4 são as melhores opções. Nenhum deles tem valor de tabela acima dos R$ 250.000 e suas apólices de seguro correspondem, na mesma ordem, a 2,8%, 2,7% e 3% do seu preço. Mesmo assim, são mais baratas do que o do iCar ou do E-JS1, por exemplo.
Confira abaixo o seguro dos dez carros elétricos mais vendidos do Brasil
Modelo | Preço na tabela Fipe | Preço do seguro | Percentual |
Volco XC40 | R$ 372.019 | R$ 20.874 | 5,6% |
Caoa Chery iCar | R$ 127.650 | R$ 9.121 | 7,1% |
Jac E-JS1 | R$ 142.600 | R$ 9.237 | 6,4% |
Renault Kwid E-Tech | R$ 139.872 | R$ 4.950 | 3,5% |
Volvo C40 | R$ 399.316 | R$ 29.061 | 7,2% |
Audi E-Tron Performance | R$ 525.201 | R$ 13.555 | 2,5% |
Mini Cooper | R$ 226.840 | R$ 6.552 | 2,8% |
Nissan Leaf | R$ 241.815 | R$ 6.623 | 2,7% |
Porsche Taycan | R$ 732.031 | R$ 18.732 | 2,5% |
Jac E-JS4 | R$ 227.401 | R$ 7.013 | 3% |