Foi-se a época em que turbo era sinônimo exclusivamente de alto desempenho. De alguns anos para cá, o sistema passou a ser reconhecido por sua maior qualidade: eficiência energética. Na prática, para seu bolso, economia de combustível aliada a boa performance.
Por isso, as motorizações turboalimentadas atingem cada vez mais segmentos – incluindo os populares, como é o caso do Up!. Mas será que o consumidor já aderiu à tendência?
Para saber, separamos as vendas dos principais modelos com opções de motores aspirados e turbo.
Na média, o turbo ainda caminha a passos lentos para alguns modelos – claro, com boas contradições. No entanto, para todos os casos de vendas baixas existem justificativas plausíveis. No Civic, apenas a versão topo de linha, Touring, leva o 1.5 turbo de 173 cv – versão essa que representa 18,9% das vendas totais do sedã de janeiro a junho de 2017, de acordo com dados da consultoria Jato.
Foram 2.781 unidades entre as 14.678 totais. As 11.897 (ou 81,1%) restantes ficaram para as configurações Sport, EX e EXL, com motor 2.0 aspirado de até 155 cv.
O número poderia ser melhor se não fossem os R$ 124.900 cobrados pelo Civic Touring, preço bem acima da concorrência e até de modelos maiores e premium, como o Ford Fusion e o Audi A3 Sedan.
Entre os hatches compactos, são três representantes: Ford Fiesta, Hyundai HB20 e VW Up!. O primeiro tinha, até pouco tempo atrás, apenas uma versão com o elogiado 1.0 turbo Ecoboost de 125 cv.
Assim como no Civic, a versão era a topo de linha, que custa R$ 73.990 iniciais. Há pouco mais de dois meses, o modelo estreou a SEL Ecoboost, por R$ 66.090.
Isso, no entanto, ainda não foi suficiente: são apenas 2,5% de participação do turbo na linha Fiesta. Dos 8.422 carros vendidos no primeiro semestre, apenas 211 eram turbo. Os demais saíram com motor 1.5 (vindos de estoques remanescentes) ou 1.6.
Para o HB20, a promessa não vingou. O modelo estreou no auge do sucesso do Up! TSI, com a difícil missão de fazer o mesmo sucesso – embora menos tecnológico. No período, as vendas do HB20 1.0 turbo representam 2,8% das 45.002 unidades totais.
Ou seja, apenas 1.292 exemplares. Fontes ligadas à marca apontam para a descontinuação do modelo, embora a marca admita, em nota, que não há planos para isso acontecer.
O Peugeot 2008 é outro que, apesar de suas grandes virtudes, não emplaca com turbo. Presente apenas na versão mais cara, Griffe, de R$ 87.990, a motorização só pode ser combinada a um câmbio manual de seis marchas, tipo de transmissão que não condiz com o segmento dos SUVs.
Por isso, dos 4.982 modelos vendidos de janeiro a junho, de acordo com a Jato, 212 (ou 4,3%) tinham o 1.6 THP flex de 173 cv.
Em contrapartida, a Volkswagen tem muitos motivos para comemorar com as turbinas. O 1.0 TSI de 105 cv representa 44,7% das vendas do Up! com 8.128 unidades das 18.197 totais no primeiro semestre deste ano.
O Golf surpreende ainda mais. Com a maior oferta de motorizações turbo e o pouco sucesso do 1.6, ficam óbvios os maiores números de participação de Golf turbinados: 73,8%.
No entanto, a grande surpresa vem quando separamos as vendas dos três diferentes propulsores. O 2.0 TSI, que equipa a versão GTI, vem em último lugar com 17,4% do mix dos turbo. Em seguida, o 1.4 TSI tem 37,8% com 685 unidades vendidas, mesmo aparentando ser o modelo de maior volume.
Para quem não acreditava em um 1.0 turbo equipando um hatch médio, a Volks mostrou o contrário e o Golf 1.0 Comfortline (sempre com câmbio manual) tem 44,8% das vendas dentro dos modelos turbo e 33,1% entre todos os 2.458 Golf vendidos no primeiro semestre.
Motorização\Modelo | Fiesta | HB20 | 2008 | Civic | Up! | Golf |
---|---|---|---|---|---|---|
Aspirado | 8.211 (97,5%) | 45.002 (97,2%) | 4.770 (95,7%) | 11.897 (81,1%) | 10.069 (55,3%) | 645 (26,2%) |
Turbo | 211 (2,5%) | 1.292 (2,8%) | 212 (4,3%) | 2.781 (18,9%) | 8.128 (44,7%) | 1.813 (73,8%) |
Total | 8.422 | 46.292 | 4.982 | 14.678 | 18.197 | 2.458 |