Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Quatro marcas chinesas estariam interessadas nas fábricas da Ford

Great Wall, Changan, Geely e GAC teriam demonstrado interesse em comprar alguma ou ambas as fábricas desativadas pela Ford

Por Igor Macario
Atualizado em 14 Maio 2021, 18h19 - Publicado em 13 jan 2021, 20h19
Complexo Industrial Ford Nordeste em Camaçari
(Alberto Coutinho/GOVBA/Divulgação)

A notícia bombástica do encerramento das atividades da Ford nas fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) já vem levantando questões sobre o futuro dessas instalações, que ficarão desocupadas com a saída da Ford. E, ao que tudo indica, já tem fabricante de olho nas fábricas.

Segundo a CNN Business, quatro marcas chinesas já teriam demonstrado interesse em ocupar alguma das duas fábricas desativadas. Great Wall, Changan, Geely e GAC podem finalmente se instalar no Brasil usando a estrutura já erguida pela Ford.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

A Great Wall ensaia uma vinda ao país há anos, tendo chegado a anunciar o lançamento de modelos por aqui, ainda importados da China. A Geely teve uma breve passagem por aqui, trazida pelo grupo Gandini, da Kia. A Changan estava prevista para ocupar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que acabou tomando outros rumos. A GAC corre por fora, e poderá também chegar ao país pela primeira vez.

Também segundo a CNN, alguma dessas montadoras poderá ser representada pelo grupo Caoa, que também produz modelos da Hyundai e Caoa Chery por aqui em fabricas localizadas em Goiás e São Paulo.

Continua após a publicidade

A fabricante que quiser usar o espaço terá que comprar todas as instalações da Ford, que não terá mais participação nem em Camaçari, nem em Taubaté. Ainda assim, a compra sairá mais barato do que construir fábricas do zero.

Complexo Industrial Ford Nordeste em Camaçari.
Complexo Industrial Ford Nordeste em Camaçari.
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA (Alberto Coutinho/GOVBA/Divulgação)
Continua após a publicidade

A ida de alguma fabricante para as instalações poderá ser a salvação para a cadeia produtiva já instalada nas regiões. Taubaté e Camaçari têm todo um parque industrial que forneciam peças à Ford, e agora totalmente comprometidos com a saída da montadora.

As administrações públicas locais já estão correndo para achar uma solução e evitar ainda mais demissões com o potencial fechamento de fábricas de fornecedoras.

A mais provável de ser ocupada logo é a fábrica de Camaçari, na Bahia. Mais moderna, ela era totalmente focada na produção de veículos de passeio, de onde saíam Ka e EcoSport, enquanto Taubaté produzia motores e transmissões.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740
(arte/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.