Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

QUATRO RODAS encara Red Bull Ladeira Abaixo com F-1 mais ‘limpo’ do mundo

Repetimos a dose em mais uma etapa do Ladeira Abaixo, desta vez em Ribeirão Preto (SP) e com um carro bem diferente

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 nov 2022, 23h44 - Publicado em 15 out 2022, 17h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A busca por energias limpas, renováveis ou de origem sustentável, vem movimentando a indústria de diversas formas. Nosso carro do Red Bull Ladeira Abaixo deste ano, batizado Mosquito Prateado pelos leitores em nosso Instagram, usou a mais limpa e constante delas em Ribeirão Preto: a gravidade.

    Assim como em 2019, criamos um carro para participar do Red Bull Ladeira Abaixo, versão nacional do tradicional Soapbox Race, organizado pela empresa de energéticos mundo afora desde 2000. 

    Desta vez a competição, autoproclamada corrida mais maluca do mundo, aconteceu em Ribeirão Preto (SP), descendo a avenida Wladimir Meirelles Ferreira. Muito mais íngreme e desafiadora do que a ladeira da Rua da Consolação, em São Paulo (SP), onde estreamos na competição.

    QUATRO RODAS no Red Bull Ladeira Abaixo 2019
    Puma GT 4R que desceu em 2019 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Se há três anos a intenção foi comemorar os 50 anos do Puma GT 4R, único carro do mundo a ter sido encomendado por uma revista para ser sorteado exclusivamente entre seus leitores, desta vez tentamos fazer algo menos profissional e ainda mais divertido. 

    Rampas mais altas para dar saltos, um bump de terra e curvas em S para a direita e a esquerda eram os principais desafios, agravados por uma nuvem de espuma na reta final da descida. Por isso, fizemos um carro de Fórmula 1 (o mais limpo do mundo, por sinal) com características de SUV. Tudo é SUV atualmente…

    Mosquito Prateado, nosso bólido movido a gravidade
    Mosquito Prateado, nosso bólido movido a gravidade (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade
    ford transit
    Carro é tão grande que precisou ser transportado em uma Ford Transit (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O projeto e fabricação ficou a cargo de David Padrão, que já havia feito o GT 4R em miniatura e é especialista em minicarros, com ou sem motor, há mais de 20 anos.

    Destacando o lado sustentável da empreitada, David recuperou um chassi de buggy dos anos 1970. O entre-eixos foi encurtado, houve reforços na suspensão (o maior curso traseiro foi providencial nas aterrisagens após os saltos) e a cambagem aberta nas rodas dianteiras ajudaria a dar estabilidade nas curvas diante do comportamento arisco do carrinho.

    Mas houve mais ajustes. As rodas traseiras, que originalmente eram blocadas e giravam juntas, ganharam independência: o eixo foi cerrado e cada lado recebeu novos mancais. Isso evitaria saídas de traseira involuntárias mas, como o freio a disco traseiro passaria a atuar apenas na roda traseira direita, para dar cavalo de pau bastaria pisar no freio e jogar o carro.

    Melhor que isso: em nossos testes, os grandes pneus traseiros cantaram alto no cavalo de pau. Teria sido marcante se, na hora da descida oficial, não estivesse chovendo.

    Continua após a publicidade

    Todas as peças, vale frisar, foram reaproveitadas e o chassi está pronto para evoluções. O que poderia ser mais sustentável que isso?

    Duas descidas?!

    Mais uma vez, coube a mim a missão de ser o piloto. O Mosquito Prateado, nosso monoposto com chassi tubular, carroceria de fibra de vidro e aerofólio da Fórmula 3 (não, não estamos mentindo) despertou a curiosidade de quem passou pelo paddock ao longo da manhã, pois foi um dos últimos carros a descer.

    Red Bull Ladeira Abaixo
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Tudo parecia acontecer como em 2019, com nosso carro escalado para descer após os competidores, como carro de demonstração. Mas só tivemos a experiência da descida: a chuva atrasou a transmissão ao vivo, que foi encerrada sem avisar que havia outros carros para descer. E o publico, que já estava cansado de tanta chuva, se foi.

    Com o evento todo concentrado nas coletivas de imprensa que estavam ocorrendo atrás da rampa de descida e por erro de comunicação da organização do evento, nossa descida foi autorizada sem coreografia da equipe, sem música e sem anúncio para que pelo menos o resto da nossa equipe pudesse registrar toda a descida. Pior: nem mesmo a Red Bull filmou a descida.

    Continua após a publicidade

    Os principais registros de foto e vídeo que temos, porém, impressionam: o carro realmente conseguiu aproveitar a gravidade para andar rápido. Confira o reels:

    View this post on Instagram

    A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

    O cavalo de pau tardio acabou acontecendo praticamente em cima do feno, com o carro tombando para o lado. É uma situação assustadora, mas foi fácil desentortar e não me machuquei. Mas sim, respirei espuma. O carro, porém, ficou ligeiramente danificado.

    Diante do ocorrido, a Red Bull rapidamente nos convidou a descer de novo, desta vez com tudo sendo gravado, mas ainda sem a parte da apresentação e coreografia, até porque já não havia mais público. E lá fomos nós de novo, o único carro que desceu aquela ladeira duas vezes.

    Continua após a publicidade

    Mas o carro não era mais o mesmo. A quebra de uma barra de direção me fez perder o controle após uma chicane e o carro rodou. Saí do carro, empurrei, soltei a carroceria que prendia os pneus e segui mesmo sem embalo e sem poder virar muito o volante para não rodar novamente. Na aterrisagem seguinte, até a lateral da asa traseira escapou.

    Mas o carro chegou até o fim. Nas duas vezes. É claro que poderia ter sido melhor, mas quem sabe numa próxima?

    ladeira abaixo
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quem competiu foi avaliados em três critérios: design dos carrinhos, velocidade e a performance da equipe na apresentação antes da descida. Venceu a equipe do Pão de Queijo Recheado, de Ipatinga (MG). Confira a galeria de fotos dos participantes:

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.