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Quem vence em uma arrancada: um carro de Fórmula 1 ou um Bugatti Chiron?

Um youtuber britânico chamou um Chiron e o mesmo modelo da RBR pilotado por Sebastain Vettel em 2011 para uma bateria de testes

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 29 jun 2021, 22h13 - Publicado em 29 jun 2021, 18h13
Chiron disputando drag race com F1
 (Reprodução/Internet)
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Chiron disputando drag race com F1
(Reprodução/Internet)

Após disputar uma corrida com um caça Rafale, o Bugatti Chiron agora tenta algo mais próximo de sua realidade. Colocado lado a lado com um carro de Fórmula 1 pelo canal de YouTube Carwow, o veículo tentou provar mais uma vez sua potência em uma disputa de aceleração.

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A motorização do Chiron faz um páreo duro. O superesportivo, que custa mais de R$ 18 milhões, tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1520 cv e 163,15 kgfm. Sua velocidade máxima é de incríveis 440 km/h e ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,4 segundos, segundo a marca.

A transmissão automática com embreagem dupla e a tração nas quatro rodas também ajudam o Bugatti a ser um dos carros de produção mais rápidos já feitos.

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Porém, o hiperesportivo francês não correu contra qualquer Fórmula 1. Trata-se, literalmente, de um campeão. O modelo utilizado é o mesmo que Sebastian Vettel pilotou em 2011, quando conquistou o bicampeonato mundial. Nesse ano, a equipe da RBR também venceu o campeonato de construtores por conta desse carro.

O RB7, que correu contra o Chiron, tem motor Renault (não se deixe enganar pelos adesivos da Honda mostrados no vídeo) V8 de 2.4 litros naturalmente aspirado e limitado a 18.000 rpm, que gera pouco mais de 760 cv. Sua transmissão é uma paddle shift de sete velocidades e toda a potência vai para as rodas traseiras.

 

Pela ficha técnica, aparentemente o Bugatti leva a melhor. Mas, assim como em uma luta de UFC, o peso é algo bem importante – só que nesse caso, quem tem vantagem é o veículo mais leve. O “peso mosca” da Red Bull, praticamente inteiro feito de fibra de carbono, tem apenas 650 kg, contra 1950 kg do Chiron.

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Essa diferença de mais de uma tonelada foi determinante na pista. O F1, dirigido pelo ex-piloto Dave Coulthard, venceu as três corridas de quarto-de-milha (cerca de 400 metros). Seu tempo foi de 9,2 segundos, contra 9,6 do Bugatti.

Tão extremo no desempenho quanto no preço: 3 milhões de euros

O RB7 também levou a melhor no teste de frenagem. Com os dois carros emparelhados a uma velocidade de 100 mph (cerca de 160 km/h) o F1 conseguiu parar bem antes do hiperesportivo, muito graças ao seu menor peso e seu maior downforce, necessário para “prender” o carro ao chão, evitando que ele derrape ao contornar curvas em alta velocidade.

O Bugatti levou a melhor em apenas um dos testes. Dessa vez, ambos os veículos percorreram uma milha inteira (1,6 km) iniciando com o carro já em movimento, a chamada “largada lançada”. Embora o veículo de Coulthard tenha aberto boa vantagem, no final do percurso o Chiron mostrou sua potência, atingindo a casa dos 330 km/h, e conseguindo cruzar a linha de chegada primeiro.

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RB7 de Vettel em valência na espanha
Sebastian Vettel testando o RB7 antes da primeira corrida da temporada em Valência, na Espanha (Mark Thompson/Getty Images)

Ao final da corrida, quem ganhou mais provas realmente não importa. O que nós gostamos mesmo de ver é o encontro inusitado de duas máquinas surpreendentemente velozes.

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