Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Race Taxi FB1: uma Kombi com motor Porsche biturbo de 540 cv

Van tem motor boxer 3,6 litros biturbo com 77,2 mkgf de torque e preparação pesada para também fazer curvas

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 dez 2016, 19h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Kombi Race Taxi em posição 3x4 de traseira
    Kombi Race Taxi tem carroceria alargada em 21 cm  (Reprodução/Internet)
    Kombi Race Taxi em posição 3x4 de traseira
    Kombi Race Taxi tem carroceria alargada em 21 cm (Reprodução/Internet)

    A Kombi pode ser tudo: versátil, robusta, carismática, econômica, eterna – menos esportiva. Mas sempre tem algum maluco querendo transformá-la em foguete.

    Publicidade

    É o caso de Fred Bernhard, um suíço que levou quatro anos (entre 2002 e 2006) para criar uma Kombi com um motor 3.6 boxer de um Porsche 911 Turbo da geração 993.

    Publicidade

    Apelidada de “Race Taxi FB1”, a van com o simpático formato de pão de forma traz a carroceria daa primeira geração (T1) adaptada sobre uma plataforma mais moderna, derivada da Transporter T3 — a terceira geração na Europa, produzida a partir de 1979.

    Com a nova base, a casca teve que passar por inúmeras modificações, como o aumento da largura em 21 centímetros. Para isso, foi preciso cortar o teto, colocando uma peça de fibra de carbono no lugar (demandando meses de trabalho para sua confecção).

    Publicidade
    Kombi Race Taxi em posição 3x4 de frente
    Perua traz clássica pintura em dois tons (Reprodução/Internet)

    Outras alterações são as janelas em policarbonato (para alívio de peso) e as caixas de rodas redesenhadas, com direito a painéis removíveis nos traseiros para facilitar a troca de pneus — de medidas maiores.

    Por dentro, há santantônio completo e uma série de reforços estruturais. Para completar o espírito de corrida, foram instalados quatro bancos concha, com os da frente em posição mais recuada, além de um painel de Porsche 911 GT3 da geração 996.

    Publicidade
    Interior do Kombi Race Taxi
    Cabine tem painel de instrumentos do 911 GT3 (996) (Reprodução/Internet)

    A atenção aos detalhes fez com que as proporções ficaram fiéis às medidas do veículo original. Isso inclui a pintura em dois tons (uma das principais características da van) nas cores branca e cinza, com a divisão entre elas sendo feita na cor laranja. Para compor o visual race, há rodas BBS de 18 polegadas calçadas com pneus slick Pirelli PZero. Os freios a disco são do Porsche 993.

    Para melhorar sua dirigibilidade (e ficar menos indomável em track days), a Kombi recebeu a suspensão da Transporter T3, mas com modificações para melhorar seu comportamento dinâmico, como amortecedores ajustáveis feito sob encomenda pela Bilstein, molas Eibach e barra estabilizadora do Porsche 993 na traseira.

    Publicidade
    Kombi Race Taxi derrapando
    Para acelerar, estão à disposição nada menos que 77,2 mkgf de torque (Reprodução/Internet)

    A cereja do bolo é o motor seis cilindros boxer 3.6 biturbo que veio de um Porsche 911 Turbo batido (da geração 993 do ano de 1995), a última considerada fiel às raízes da marca por ter refrigeração a ar.

    Esse propulsor gera originalmente 408 cv e fazia o 911 Turbo acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingir a velocidade máxima de 290 km/h. O conjunto ainda recebeu dois intercoolers, que refrigeram o motor através do ar recebido pelos dois dutos ligados nas aberturas das janelas traseiras.

    Publicidade
    Kombi Race Taxi de perfil
    Modelo ganhou suspensão da Transporter T3 e amortecedores da Bilstein (Reprodução/Internet)

    Já o câmbio manual de seis marchas veio de um 911 (996), da geração seguinte, enquanto o trambulador e o diferencial vieram de um Porsche 911 Cup. O resultado de toda a preparação são os estimados 540 cv de potência e 77,2 mkgf de torque. Um pão de forma para ninguém botar defeito.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.