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RAM 3500 poderá chegar ao Brasil sem seus principais atrativos

Apesar da vasta gama de combinações possíveis, a picape deverá desembarcar por aqui sem o rodado duplo e, portanto, com menor capacidade de carga

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 out 2021, 17h38

RAM 3500
RAM 3500 poderá chegar ao Brasil com eixo traseiro de rodado simples (Divulgação/Ram)

Confirmada para chegar ao Brasil ainda em 2021, a nova RAM 3500 já roda por aqui sem nenhum tipo de camuflagem. Flagras publicados pelo site Autos Segredos revelam que a configuração em testes não possui o tradicional rodado duplo da maior picape da marca, colocando em dúvida os atributos do modelo para o mercado brasileiro.

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Nos flagras, a 3500 aparece em sua versão intermediária Limited Longhorn, na configuração com as menores dimensões de cabine e caçamba (a Crew Cab 6’4′), e com rodado simples na traseira.

RAM 3500
Independentemente do eixo traseiro, a RAM 3500 deverá chegar ao Brasil com motor de 425 cv (Divulgação/Ram)
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Assim, as hipóteses são de que o modelo perderia um de seus maiores atrativos para chegar ao mercado brasileiro, de que ele seria oferecido em mais de uma configuração, pois justamente para a versão da unidade em testes, o rodado duplo não está disponível, ou até de que a unidade não corresponda ao modelo que será vendido. Nada disso, porém, está confirmado pela RAM.

Nos EUA, o rodado duplo, assim como a quinta roda (item que faz elo entre a picape e um reboque, como um trailer), são opcionais – mas para configurações específicas. No caso da versão Longhorn, apenas as com cabine simples ou caçamba estendidas podem receber os itens.

Ram 3500 Limited Dually
Opção de quinta roda, que permite levar trailers como o da imagem, varia de acordo com o eixo traseiro (Divulgação/Ram)

Para o Brasil, é provável que o modelo seja importado com o motor 6.7 de seis cilindros com 425 cv de potência e 148,6 kgfm de toque, transmissão automática de 6 marchas e tração integral. Em seu país de origem, a 3500 tem ainda o mesmo motor com ajuste mais manso, de 375 cv, e um 6.4, de 415 cv, este com câmbio de 8 marchas.

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Seguindo o configurador norte-americano da marca, são inúmeras as combinações entre nível de acabamento, proporções de caçamba e cabine, motorização, tração, opções de eixo traseiro (simples ou duplo), opção de quinta roda, relações de transmissão, além de diversos outros itens, como alternador, reboques, pneus e rodas.

Ram 3500 Limited Dually
Pneus traseiros duplos só podem ser aplicados a configurações específicas da 3500 (Divulgação/Ram)

A capacidade de carga e reboque também varia de acordo com a carroceria e a motorização escolhidas Para levar até 5,6 toneladas de peso bruto, o rodado pode ser simples, como na versão cotada para o Brasil. Já para levar o máximo de peso possível, 6,4 toneladas, o rodado duplo precisa ser adicionado. O mesmo vale para o sistema de quinta roda, com dois níveis diferentes, que alteram o eixo traseiro.

O que muda para a RAM 2500?

Com as prováveis especificações da 3500 que chegará ao Brasil, é possível prever que as principais alterações para a 2500, já vendida por aqui por R$ 427.990, ficarão em motorização e capacidade de carga. O preço, aliás, também será maior para a novata: não espere que ela chegue por menos de R$ 500.000.

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RAM 3500
Interior da picape é luxuoso e lista de equipamentos é extensa (Divulgação/Ram)

O motor das duas serão o mesmo 6.7 turbodiesel Cummins. Enquanto a 3500 poderá ter até 425 cv, porém, a 2500, na versão única Laramie, entrega 365 cv e 110,7 kgfm de torque. O câmbio também é automático de 6 marchas.

A lista de equipamentos também será reforçada, com assistentes de saída de faixa, pontos cegos, estacionamento e frenagem automática, além de piloto automático adaptativo, faróis full LED adaptativos, sistema de som Harman Kardon de 17 alto-falantes e 900 watts de potência e acabamento luxuoso.

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