Ram Rampage Bighorn estreia no Uruguai só com motor diesel por R$ 289.000
Versão de entrada surge apenas com motor 2.0 turbodiesel, perde recursos de assistência à condução e custa mais que R/T no Brasil
![Ram Rampage Bighorn Uruguai](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/ram-rampage-bighorn-e1705082977300.webp?w=1280&h=720&crop=1)
A Ram ainda não confirmou, mas é quase certo que, em breve, teremos uma nova versão de entrada para a Rampage. Seria a Rampage Bighorn, que acaba de estrear no Uruguai.
A Rampage mais barata é vendida exclusivamente com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,8 kgfm, sempre com câmbio automático de nove marchas. No Brasil, todas as versões disponíveis também podem ser equipadas com o motor Hurricane-4, um 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm, que no país vizinho está reservado para a versão topo de linha R/T.
![rampage-bighorn-2 Rampage Big Horn](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/rampage-bighorn-2-e1688394443746.webp?&w=1024&crop=1)
Um detalhe que chama atenção é que no Uruguai a Ram não disponibilizará a versão Rebel, com um visual um pouco mais off-road. Logo, a única versão intermediária é a Laramie, que é equipada exclusivamente com o motor turbodiesel.
Em questão de design, a Rampage Bighorn perde os detalhes cromados da Laramie, especialmente na grade e nas maçanetas. Porém, também não traz os contornos da caixa de roda e para-choque pretos da Rebel. Na versão básica, esses detalhes são todos na cor do veículo. A roda também tem desenho mais simples, se comparado às demais versões.
![Ram Rampage Laramie (20) Ram Rampage Laramie 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Ram-Rampage-Laramie-20.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já nos equipamentos de série, ela perde principalmente em segurança. Não estão disponíveis itens como airbags de joelho, alerta de frenagem de emergência, assistente de frenagem automática com pré-colisão e detector de pedestres e ciclistas, piloto automático adaptativo ou detector de ponto cego.
Mesmo assim, ela ainda pode ser considerada bem equipada, já que traz equipamentos como câmera de ré, partida por botão, ar-condicionado de duas zonas, faróis e lanternas em LEDs, carregador por indução, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos digital com tela de 10,3’’, multimídia de 12,3’’ e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assistente de partida em rampa e controle de tração e estabilidade.
![RAM Rampage RT 2024 (4) RAM Rampage RT 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/09/RAM-Rampage-RT-2024-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No Uruguai, os carros são vendidos em dólar, por isso a Bighorn parte dos US$ 59.490, cerca de R$ 289.000 em conversão direta. Porém, no Brasil ela deve custar mais barato, já que a versão Rebel com motor a diesel parte dos R$ 244.790, sendo o modelo mais básico da linha por aqui. Mesmo a versão R/T custa menos por aqui: R$ 277.490.