Um carro de Fórmula 1 da Red Bull pode custar até 15 milhões de dólares, mais de R$ 70 milhões, na conversão direta. Se você não conseguir a aprovação de crédito para financiar um, dá para ter outro veículo da escuderia por um “pouco” menos: o patinete RS 1200 AT. Mas não é um patinete elétrico qualquer.
A começar pela mecânica. O patinete se vale de um motor elétrico de 500W, força capaz de levá-lo a 25 km/h. A velocidade já permite que ele seja usado nas ruas de determinados países. Para facilitar o uso no trânsito, há também farol e lanternas de leds, luzes de seta e buzina.
Somado a isso, o pique é suficiente para fazê-lo superar ladeiras de até 33 graus. Há um truque para ajudá-lo nesses desafios: o RS 1200 AT tem quatro marchas, o que permite usar relações diferentes para cada situação. Encara fácil a subida da Beau Rivage, trecho clássico do grande prêmio de Mônaco.
Por sua vez, a autonomia chega a 60 km graças à bateria de 960 Wh. Embora não seja exatamente esbelto, o peso dele é de 41 kg, marca facilitada pela estrutura de magnésio, um material ultraleve. Não é o patinete elétrico mais leve do mercado, mas não é pesado para o que oferece. E você nem precisa ter o peso de jockey dos pilotos, pois o RS 1200 AT leva até 100 kg.
Para facilitar o transporte, o RS 1200 AT pode ser dobrado, algo que permite que ele seja levado mais facilmente, basta você ter muque.
Entre outras sofisticações, há também suspensão nas duas rodas, o que deve diminuir o jeito saltitante dos patinetes e também dar uma dinâmica afiada. Os freios são a disco à frente e atrás. Talvez Max Verstappen aprove o acerto.
Um outro ponto útil é o uso de um display em led, telinha de cerca de 4 polegadas que exibe dados das viagens e carga da bateria, o que ajuda a planejar os pit stops do Red Bull.
A despeito de ser vendido pela Red Bull, o projeto dele é da chinesa Asia Kingston, o que não diminui o pedigree da assinatura.
Claro que não podem ficar de fora as cores clássicas da escuderia. O fato é que só faltou mesmo um porta-copos para levar uma latinha de energético.
Você deve estar se perguntando: qual é o preço? Conforme falamos, o valor é bem mais acessível do que os monopostos de corrida: 2.599 euros, cerca de R$ 14.000. No entanto, a disponibilidade dele não é global e, somado a isso, você terá que pagar impostos de importação e outros tributos. Nada demais para ter um Red Bull na garagem.