Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Red Bull propõe tipo de proteção diferente para a cabeça dos pilotos

Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ainda decidirá qual equipamento será homologado

Por Diego Dias
Atualizado em 9 nov 2016, 14h53 - Publicado em 15 mar 2016, 17h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • F1 Red Bull com proteção para o piloto

    O Grande Prêmio da Austrália, que tradicionalmente abre o calendário da Fórmula 1, será disputado já nesse domingo (20/03). No entanto, o que mais vem chamando a atenção é o novo protetor de cockpit, testado pela primeira vez pela Ferrari no começo deste mês. Batizado de Halo, o equipamento (que protege a cabeça do piloto) desenvolvido pela equipe italiana não agradou parte dos pilotos e fãs por conta do seu visual e praticidade, no mínimo, discutíveis. A equipe Red Bull também estaria desenvolvendo seu protetor de cockpit, e o site Motorsport.com acaba de dar uma prévia de como ficará o equipamento, previsto para ser testado no próximo mês.

    Ao contrário do sistema da Ferrari, que consiste em um arco feito em fibra de carbono que vem de trás e termina no centro do carro (na frente da cabeça do piloto), a versão da Red Bull conta com desenho mais harmônico e futurista. Ele traz um arco que vem da parte de trás do carro e que se apoia em duas barras nas laterais, deixando livre a visão do piloto. Porém, o item é envolvido por uma peça de acrílico, como em um para-brisa. “É mais elegante e espero que ofereça melhor visibilidade. Então vamos ver o que a FIA pensa sobre isso”, diz Christian Horner, chefe da Red Bull.

    O projeto da Red Bull recebeu até apoio da Williams. “Eu acho que é interessante. Mas então você tem que se preocupar com água e condensação e todo esse tipo de coisa. Portanto, ainda é um trabalho em progresso”, afirma Claire Williams, vice-chefe da equipe. Em relação ao conceito feito pela Ferrari, o chefe da Red Bull teceu críticas: “É claro que temos de fazer tudo o que pudermos para mitigar isso (melhorar a segurança). Mas a proteção que está sendo analisada, o conceito de Halo, não teria ajudado Felipe Massa (no acidente em Budapeste em 2009, quando seu capacete foi atingido por uma mola) e, infelizmente, não teria ajudado Jules Bianchi (morto após colidir com um trator em Suzuka em 2014)”.

    A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ainda decidirá qual conceito se tornará padrão na categoria, mas tudo indica que a associação já tem o modelo da Ferrari como o escolhido.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.