Mais que uma bebida ou uma escuderia da Fórmula 1, a Red Bull também quer ser fabricante de supercarros. A empresa anunciou que seu primeiro hipercarro será lançado ainda em 2024, com produção limitada a apenas 50 unidades.
O modelo, ainda inédito, será fruto de mais uma parceria técnica entre a Red Bull e a Aston Martin, como a que garantiu a existência do Aston Martin Valkyrie. Serão produzidas apenas 15 carros por ano, com entregas a partir de 2025. Cada unidade custará cerca de 5 milhões de libras, equivalente a R$ 31.169.005 no câmbio atual.
Segundo a RBR, a fabricação de diversas peças do RB17s serão terceirizadas, incluindo o seu motor V8 biturbo híbrido de 1.250 cv – cujo fornecedor ainda é desconhecido. O hipercarro também terá sistema de recuperação de energia, assim como os usados em carros de F1. A meta dos engenheiros é que o RB17 pese apenas 900 kg.
Segundo Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull na Fórmula 1, o carro está sendo planejado desde 2014. Porém, apenas em 2016 o projeto começou a ganhar força, justamente quando se tornou parceira técnica da Aston Martin não apenas na Fórmula 1, mas também em projetos externos.
Ele afirmou que produzir o RB17 será uma forma de obter fundos para conseguir assegurar a equipe de F1 conforme o teto de gastos.
O RB17 será um carro de dois lugares e é considerado um carro de pista, portanto, não poderá trafegar em vias públicas. O que pode-se esperar é um carro que usará muito a aerodinâmica a seu favor. Informações são conta de que o supercarro ter efeito solo, uma estratégia já dominada pela Red Bull na F-1.