A Volkswagen é patrocinadora do Rock In Rio e não estará no festival de música apenas para curtir. Novo Diretor de Operações da Volkswagen do Brasil (COO), Ciro Possobom confirmou a presença de duas IID.Buzz. Será a primeira aparição da Kombi elétrica no Brasil.
Mesmo com essa confirmação, ainda não se sabe o que elas farão no festival – se estarão estáticas ou se farão o transporte de artistas, por exemplo. Contudo, isso reforça a velha intenção da fabricante vender seu monovolume elétrico no Brasil, o que poderia acontecer em 2023 conforme planejamento adiantado em 2019.
Por enquanto, o modelo nem sequer começou a ser entregue aos primeiros compradores europeus.
Também passaria longe de ser um meio de transporte acessível como a velha VW Kombi, fora de linha desde 2013. Na Europa, o VW ID Buzz está em pré-venda com preço acima dos 55.000 euros, o equivalente a R$ 283.591 na conversão direta. Com impostos, poderia superar o preço de uma Amarok completa.
A Volkswagen ID.Buzz também não leva tantos passageiros quanto a antiga. Em vez de nove, leva cinco pessoas. Mas tem onze opções de pinturas para a carroceria, sendo possível até combinar a tonalidade externa com o acabamento interno.
A evolução notável está no fato de não fazer qualquer barulho, uma vantagem para não atrapalhar os shows do Rock In Rio. Baseada na plataforma MEB, mesma dos ID.3 e ID.4, tem motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm. Para favorecer a estabilidade ao volante, a bateria fica o mais próximo possível do solo, rebaixando o centro de gravidade do modelo. O conjunto de 77 kWh promete autonomia de até 423 km.
A lista de equipamentos de série inclui quadro de instrumentos digitais de 5,3”, central multimídia com tela de 10,3”, faróis em LED, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro e chave presencial com partida por botão.
O Rock In Rio acontece entre os dias 2 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ).