Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Renault 5 Turbo 3 é hot hatch ‘antigo’ modernizado e com mais de 400 cv

Empresa francesa que construiu o carro afirmou não ter economizado verbas na customização do modelo que conta com um motor de mais de 400 cv

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 28 jul 2021, 13h16 - Publicado em 27 jul 2021, 20h09
Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto 3/4 de frente
Uma empresa francesa apresentou um R5 Turbo totalmente personalizado e tecnológico (Legende Automobiles/Divulgação)

Uma empresa de entusiastas franceses chamada Legende Automobiles divulgou a sua mais nova criação. Trata-se de um Renault 5 Turbo, ou como os franceses preferem chamar, um Renault 5 Turbo 3 totalmente customizado e, principalmente, modernizado. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O R5 Turbo teve produção limitada a 5.000 unidades, distribuídas entre versões I e II,  que foram vendidas entre 1980 e 1986. As alterações feitas pela Legende Automobiles nesse restomod foram tamanhas que tratam ele como uma terceira geração, daí o nome “Turbo 3”. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto 3/4 de trás
Uma das intenções dos franceses era que o modelo fosse reconhecido imediatamente como um R5 Turbo (Legende Automobiles/Divulgação)
Continua após a publicidade

Ao idealizar o projeto, o objetivo da empresa era combinar o que havia de melhor nos Renault 5 Turbo 1 e Turbo 2 do e finalizar o modelo com a mais refinada tecnologia utilizada nos carros atualmente.

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de frente
O modelo preserva ao máximo o visual externo do R5 Turbo, mas busca incrementar aspectos tecnológicos no interior (Legende Automobiles/Divulgação)

Dito isso, de acordo com os criadores, o conceito do carro é claro. “Ele teria que ser instantaneamente reconhecido como um R5 Turbo. Ao olhar mais de perto, seria claro que ele teria algo de diferente e personalizado”, explicam. 

Para colocar o plano em prática, o modelo utiliza um chassi de Renault 5 de três portas, mas conta com suspensão dianteira e traseira duplo A que é característica do R5 Maxi Turbo. Ao chassi se soma uma motorização potente, mas pouco detalhada até agora. 

Continua após a publicidade
Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de lado
Por conta do aumento no diâmetro das rodas, o hatch se tornou mais largo (Legende Automobiles/Divulgação)

O Turbo 3 tem um motor turbo de quatro cilindros central capaz de entregar 405 cv, ou seja, muito mais potente quando comparado ao 1.4 de 160 cv do R5 Turbo. Somada a motorização está uma transmissão manual que, de acordo com os idealizadores do projeto, é para “dar total controle ao motorista sobre o motor turbo”. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de trás
A Legende Automobiles não divulgou detalhes profundos sobre a motorização utilizada (Legende Automobiles/Divulgação)

Em relação ao visual, o modelo reaproveitou a carroceria quadradona do hatch original, mas o para-choque não utiliza alumínio ou aço como as unidades do Turbo 1 e Turbo 2, respectivamente. Desta vez, os franceses optaram por fibra de carbono para reduzir o peso do carro. 

Continua após a publicidade

Na dianteira, o modelo exibe faróis full led, mas que não retiram o visual retrô do para-choque, que tem entradas de ar e a clássica grade. Os pilares A, como o contorno dos retrovisores, são pintados em laranja e seguem assim até o teto. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto 3/4 de trás
As lanternas, assim como os faróis, são de LED para dar um ar mais atual ao veículo (Legende Automobiles/Divulgação)

Na parte traseira, o aerofólio proeminente tem o mesmo tom de laranja. Além disso, há um par de escapamentos personalizados no difusor e lanternas de led customizadas. Os adesivos laterais trazem o nome “Turbo 3” dado ao modelo. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de frente
A fibra de carbono foi utilizada no visual dianteiro e traseiro para diminuir o peso do hatch (Legende Automobiles/Divulgação)
Continua após a publicidade

Em relação às dimensões, o carro sofreu um aumento significativo na sua largura, até por conta do tamanho das rodas. Na frente, o modelo tem rodas aro 16 e, atrás, aro 17, disponíveis em dois designs.

Interior do Renault 5 Turbo 3 visto do banco da frente
O interior do Turbo 3 recebeu elementos mais tecnológicos, como o quadro de instrumentos totalmente digital (Legende Automobiles/Divulgação)

Ao entrar no Turbo 3 fica um pouco mais complicado perceber seu parentesco com os R5 Turbo originais. No painel, há um quadro de instrumentos retangular totalmente digital e novo volante com visual minimalista. Somam-se ao painel duas saídas de ar com contorno laranja. 

Bancos da frente do Renault 5 Turbo 3
Por ter foco em desempenho, o modelo tem um gaiola, bancos de corrida e cintos de seis pontos (Legende Automobiles/Divulgação)
Continua após a publicidade

O visual interno é finalizado com uma gaiola, bancos de corrida com cintos de seis pontos e câmbio em formato de stick que deixam claro que o modelo customizado busca altas velocidades. 

Por fim, a Legende Automobiles não divulgou quantos R5 Turbo 3 pretende produzir e nem qual será o preço de cada unidade. A empresa deixou claro que, para a construção do exemplar, não pensou no custo final e não economizou.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.