Quem esperava que a Alaskan seria a grande atração da Renault neste Salão do Automóvel pode ter ficado desapontado com o destaque para o Zoe. Enquanto o compacto elétrico foi lançado, a picape média sequer apareceu na coletiva da marca.
A novidade apareceu hoje (07), quando o estande da marca foi reorganizado para receber o público a partir de amanhã. Mas tem menos destaque do que os Sandero e Kwid já conhecidos de outras edições.
A Renault diz apenas que a Alaskan não tem data para chegar ao país. Essa “empolgação” da marca com a picape média pode não ser um bom indicativo.
Primeira picape média da Renault, a Alaskan é produzida na Argentina junto das irmãs de plataforma Nissan Frontier e Mercedes Classe X. A Nissan já está à venda e a picape da Mercedes chega em 2019.
Um dos desafios da Renault Alaskan seria convencer o brasileiro a comprar ela em vez da Nissan Frontier, que é vendida no Brasil há 20 anos.
A unidade que está no salão é da versão Intens, equipada com os mesmos motor 2.3 diesel biturbo de 190 cv e câmbio automático de sete marchas da Frontier.
Por dentro, as duas também são praticamente iguais: além do logotipo da Renault, a Alaskan tem teto solar – equipamento que não existe na irmã japonesa vendida no Brasil.
Por fora, as diferenças entre as duas se limitam a faróis, grade e para-choque frontal, enquanto as lanternas traseiras têm o mesmo formato mas desenho diferente.
A vantagem que a Mercedes Classe X leva é que sua carroceria e o interior são completamente diferentes. Além disso, terá opção de motor V6 3.0 turbodiesel de 258 cv e 56 mkgf com transmissão automática de 7 marchas 7G-TRONIC PLUS e tração integral 4MATIC. Em outras palavras, terá conjunto mecânico exclusivo.