Depois de um teaser que já confirmava a transição, a Renault apresentou a sexta geração do Espace para o mercado europeu. No masculino, pois deixou de ser uma minivan grande para se transformar em um SUV para até sete lugares.
“Está em sintonia com os tempos para melhor atender às necessidades dos clientes de hoje”, disse a Renault em um comunicado em que apresenta o modelo. Só no Brasil, o segmento representa cerca de 47% das vendas, então o jeito é se adaptar.
Mas o estranhamento é maior se pensar que a Espace foi uma das pioneiras das minivans modernas quando foi lançada em 1983. Dessa vez, muda o formato, mas não deixa de lado a versatilidade.
O novo SUV tem configurações para cinco —quando tem 777 litros de porta-malas— ou sete lugares, e aí o bagageiro cai para 159 litros. O carro consegue manter o bom espaço interno em uma carroceria menor e 215 kg mais leve.
O novo Espace é feito sobre a plataforma CMF-CD, a mesma do Austral, que é uma versão mais curta do lançamento. Eles também dividem a mecânica. Ambos usam uma motorização hibrida de um elétrico e um 1.2 turbo de três cilindros com 200 cv a gasolina. O Austral também tem a opção desse mesmo 1.2 híbrido-leve, mas a Renault ainda não disse se estará no SUV.
Por dentro, além de espaço, o Espace tem duas telas de 12 polegadas, Uma no painel de instrumentos e outra vertical no console central. As duas são configuráveis para mostrar o mapa do GPS ou outras informações. Há também um teto solar panorâmico que ocupa quase todo o enorme teto do SUV.