A Renault começou a fazer o aquecimento para a apresentação do Kardian, novo SUV compacto da marca. Ele terá sua revelação global no Rio de Janeiro em 25 de outubro, mas começa a revelar suas formas e dimensões.
Ou melhor, uma dimensão. De acordo com a fabricante, o Renault Kardian terá menos que 4,15 m de comprimento. Isso confirma que ele será menor que a maioria dos SUVs compactos à venda no Brasil, inclusive o VW Nivus, um rival em potencial que tem 4,26 m. Porém, o novo modelo será maior que o Renault Stepway (4,07 m) e que o Fiat Pulse (4,09 m).
O Kardian será o primeiro modelo no Brasil a utilizar a plataforma CMF-B, mesma utilizada nos modelos da Europa, como Clio e Arkana. A plataforma já é adaptada para receber, futuramente, sistema híbrido combinado ao motor três cilindros 1.0 turbo flex com cerca de 120 cv e sistema start-stop.
Esse motor é inédito e será fabricado no Brasil. Também é inédito por aqui o câmbio DCT, de dupla embreagem a seco, com seis marchas.
QUATRO RODAS apurou que as versões mais caras terão quadro de instrumentos digital (nos de entrada, será analógico), ar-condicionado automático e digital, faróis e lanternas de led e até sistemas semiautônomos, como frenagem de emergência, assistente de faixa e piloto automático adaptativo (ACC).
O Renault Kardian consumiu um investimento de cerca de R$ 2 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e, apesar de ser tratado como carro global, terá na América Latina seus principais mercados.