Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Renault e Geely se juntam para desenvolver novos motores e câmbios

A nova joint venture das marcas também tem como objetivo a produção de motores híbridos na América Latina.

Por Lucas Parente
Atualizado em 17 jul 2023, 21h09 - Publicado em 17 jul 2023, 17h58
geely-renault-1jydbg164jcxe
 (Divulgação/Renault)
Continua após publicidade

A Renault em conjunto com a montadora chinesa Geely, anunciaram a criação da mais nova joint venture do mercado automotivo. A nova empresa terá divisão de 50/50 entre as marcas e tem como objetivo a criação de novas tecnologias de motores e transmissões.

Com o crescimento do número de joint ventures no mundo voltadas para inovações em tecnologia, a Geely e a Renault tem como principal meta “se tornar líder mundial no desenvolvimento, produção e fornecimento de motores híbridos de ponta e motores a combustão altamente eficientes”. O acordo entre de cooperação já havia sido assinado em novembro de 2022.

A nova joint venture aproveita as conexões de suas proprietárias e já iniciará sendo fornecedora de fabricantes como Volvo, Proton, Nissan e Mitsubishi Motors. Além disso, a empresa promete que poderá oferecer soluções para 80% do mercado global de motores a combustão interna e híbridos.

A America Latina também deve ser beneficiada com essa junção, já que o acordo prevê a produção de motores híbridos no continente.

Continua após a publicidade

Além do investimento das duas montadoras, a petrolífera saudita Aramco já assinou uma carta de intenções com as empresas e deve investir fortemente na nova empresa.

“A Aramco vai apoiar o crescimento da empresa e contribuir para atividades-chave de pesquisa e desenvolvimento em torno de soluções de combustíveis sintéticos e motorizações a hidrogênio de futura geração”, relatou a Renault em comunicado oficial. 

O CEO da Renault, Lucas de Meo, disse que eles não podem perder mais tempo na corrida pela descarbonização da indústria automotiva mundial. “Temos o orgulho de unir nossas forças às de uma grande empresa como a Geely, para criar um novo player capaz de enfrentar este desafio, mudar as regras do jogo e abrir caminho para as tecnologias de motores de combustão interna de baixíssimas emissões.”

Continua após a publicidade

O presidente da Geely Holding Group, Eric Li, também veio a público para celebrar a cooperação das duas empresas e afirmou que será permitido melhorar a experiência dos clientes por conta da nova joint venture.

Os centros operacionais da empresa estarão localizados em dois locais, um em Madri na Espanha e outro na Baía de Hangzhou na China. A sede da empresa deve ser estabelecida no Reino Unido.

Compartilhe essa matéria via:

Brevemente, as duas empresas devem firmar mais um acordo para o fornecimento de motores de combustão interna, híbridos, híbridos recarregáveis e transmissões para automóveis de passeio. E, a empresa ainda fornecerá motores para utilitários leves e baterias híbridas para a Renault.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.