Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Renault investe R$ 1,1 bi no Brasil e garante novo Kwid e motor turbo

Aporte garante para o Brasil um novo motor 1.3 turbo além da reestilização de pelo menos quatro modelos, mas não os novos Sandero e Logan

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 mar 2021, 22h18 - Publicado em 1 mar 2021, 17h19
Flagra Novo Renault Zoe
Parte superior dos faróis tem luzes de leds e seta (Divulgação/Renault)

A Renault anunciou um investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil, mais especificamente em seu complexo industrial em São José dos Pinhais (PR). O aporte era tudo que faltava para dar continuidade a alguns projetos importantes para a marca, como o novo Captur e a reestilização do Kwid.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90

Está nos planos da marca apresentar cinco novidades até meados de 2022, além de dois novos carros elétricos e um motor turbo.

Ainda não será o motor 1.0 turbo de três cilindros, mas sim o 1.3 turbo com injeção direta flex que estará no primeiro carro desse novo ciclo de investimentos, o novo Renault Captur.

Motor Renault 1.3 TCe
Motor Renault 1.3 TCe tem injeção direta e será flex no Brasil (Divulgação/Renault)
Continua após a publicidade

Previsto para chegar às lojas até junho, o SUV compacto terá visual atualizado e interior completamente novo, com quadro de instrumentos digital, painel com acabamento de toque macio e equipamentos de segurança avançada, como frenagem de emergência.

Com o novo motor turbo com até 170 cv e câmbio CVT simulando até oito marchas, a intenção é se aproximar de modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, que estreiam ou serão atualizados até o meio do ano.

Renault Captur
Projeção do Autos Segredos adianta como será o visual do SUV (Autos Segredos/Reprodução)

As versões Zen, Iconic e Intense serão equipadas com o novo motor, se distanciando do Duster. Mas a configuração de entrada Life seguirá com o atual 1.6 aspirado de 120 cv combinado com câmbio CVT que simula seis marchas.

Outras três novidades que fazem parte dos planos você confere a seguir. O quinto produto, porém, poderia ser uma nova versão, como um Duster com motor 1.3 turbo e não o Bigster, o Duster de sete lugares.

Continua após a publicidade

Renault Oroch de cara nova

Renault Duster Oroch
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

O segundo passo do novo planejamento da Renault é atualizar a picape Duster Oroch e deixá-la com visual mais próximo do SUV com quem compartilha a plataforma, e que foi atualizado há exatamente um ano.

Entre as mudanças estão o para-brisas mais inclinado, que modificou o desenho das portas, além de ter recebido novo interior que inspira mais qualidade e que também poderia mudar a vida da Oroch. Hoje a picape da Renault está mais para uma rival de Saveiro e Strada cabine dupla do que para rival da Fiat Toro. O motor 1.3 turbo poderia ajudar nisso.

Renault Kwid reestilizado

kwid 2023
Faróis divididos, bem ao estilo da Fiat Toro, devem chegar ao Kwid brasileiro (Divulgação/Renault)

Um dos projetos mais importantes que sairão deste novo investimento é a reestilização do Renault Kwid, que completará quatro anos de mercado em 2021.

Continua após a publicidade

As mudanças no design incluem faróis divididos em duas peças, novos para-choques, novas lanternas com luzes de posição de leds. A Renault também vai aproveitar a ocasião para enquadrar seu carro de entrada em normas de colisão lateral. A intenção seria reforçar a proteção proporcionada pelos airbags laterais, equipamentos de série em todas as versões do Kwid desde o lançamento, em agosto de 2017.

kwid 2022
Na traseira, o que muda no carro indiano são as lanternas e o para-choque (Divulgação/Renault)

Para reduzir emissões e melhorar o consumo, o Renault Kwid trocará o atual motor três cilindros 1.0 de 70 cv e 9,8 kgfm pela mesma versão usada nos Sandero e Logan, com cabeçote com duplo comando de válvulas variável. Só isso eleva a potência do três cilindros aos 82 cv e 10,5 kgfm quando com etanol.

Nova Renault Master

renault-master-reestilizada
(Divulgação/Renault)

A reestilização da van da Renault também está nos planos. O modelo atualizado foi apresentado na Europa em 2019, mas segue a mesma base que estreou no Brasil em 2013. Na dianteira, se destaca pelo capô mais alto e curto, e pelos faróis quase quadrados e com assinatura de leds.

Continua após a publicidade

O motor, porém, será o mesmo 2.3 turbodiesel de 130 cv e 31,7 kgfm combinado ao câmbio manual de seis velocidades.

E os carros elétricos?

Flagra Novo Renault Zoe
Renault Zoe irá mais longe e mais rápido (Divulgação/Renault)
Flagra Novo Renault Zoe
Camuflagem esconde as novas lanternas com leds (Emerson Abrao/Quatro Rodas)

Faz mais de um ano que a Renault testa o Zoe reestilizado no Brasil, mas ainda oferece o modelo antigo em seu site. Sua versão atualizada, com motor mais potente e bateria maior, será uma das novidades. A outra seria o aguardadíssimo Mégane eVision, elétrico com porte de SUV que por aqui marcaria uma guinada na estratégia da Renault em produtos mais sofisticados.

É essa sofisticação que se espera das novas gerações de Sandero e Logan (que pode passar a se chamar Taliant), mas esses dois projetos, assim como um novo SUV compacto, seguem a banho maria na Renault do Brasil e não estão contemplados nesse planejamento de investimentos.

Continua após a publicidade
renault-megane-evision
(Divulgação/Renault)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.