O Renault Kangoo esteve disponível nos últimos anos no Brasil apenas em versões elétricas e por muito tempo restritas a parceiros da fabricante. Agora, porém, o furgão retorna ao Brasil em versão com motor flex e com dimensões e preço para complicar a vida dos Fiat Fiorino e do seu gêmeo Peugeot Partner Rapid, que estavam sozinhos no segmento há um bom tempo.
Fabricado na Argentina, este novo Renault Kangoo é, na verdade, uma adaptação do Dacia Dokker produzido no Marrocos entre 2012 e 2021 e não o Renault Kangoo de nova geração vendido na Europa. É uma estratégia contrária ao movimento iniciado nos carros de passeio de distanciar os Renault dos Dacia, mais simplificados, e de mantê-los mais alinhados aos carros globais da empresa.
Mas é um carro de trabalho, que chega em apenas uma versão. O novo Kangoo Advanced tem motor 1.6 SCe Flex e custa R$ 120.800, apenas R$ 1.800 mais caro que o Fiat Fiorino. Como vantagens, tem porta lateral deslizante e capacidade de carga de 750 kg (100 kg a mais que o Fiat) e compartimento de carga com 3,3 metros cúbicos de volume total.
O visual para a “nova geração” do modelo não surpreende, porque é rigorosamente igual ao do Dacia Dokker lançado há 12 anos. Na verdade, também surpreende que nem mesmo os logotipos da Renault tenham o novo estilo, já presente nos Kardian e Megane E-Tech.
Por dentro destaque para a tela de 7 polegadas para a central multimídia, que tem conectividade Apple CarPlay e Android Auto. Mas o painel do novo Kangoo aproveita muito da estrutura do painel dos velhos Logan e Sandero.
O Kangoo também esta equipado com ar-condicionado, sensores de ré, assistente de partida em rampa e mais. Um destaque importante para a cabine está nos 10 compartimentos para objetos, que totalizam 33 litros de capacidade.
O conjunto mecânico, como já dito, é composto pelo motor 1.6 SCe Flex que oferece 115 cv de potência e 15,7 kgfm, e pelo câmbio manual de cinco marchas.