Com nova plataforma, novo motor turboflex, novo câmbio e equipamentos inéditos, o novo Renault Kardian 2025 já tem preços. O SUV compacto custa a partir dos R$ 115.990 – mais barato que o Duster.
O SUV compacto é tratado como o ponto de partida para uma nova fase da Renault no Brasil e também nos mercados onde atua fora da Europa, onde a marca terá mais 7 novos carros até 2027.
O Kardian é o primeiro e o menor deles. Ele tem o porte dos Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, mas também tem Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus e Nissan Kicks como rivais. Mas também forçou uma leve atualização do Renault Duster em 2024 para que este não sofra canibalização e para que consiga preencher a lacuna deixada pelo Captur, que saiu de linha. A Renault garantiu que o Kardian não tira o Stepway de linha (pelo menos por enquanto).
Quais são os preços do Renault Kardian?
- Renault Kardian Evolution 1.0 Turbo EDC – R$ 115.990
- Renault Kardian Tecno 1.0 Turbo EDC – R$ 126.490
- Renault Kardian Première Edition 1.0 Turbo EDC – R$ 136.990
–
Lançado em março de 2024, o Renault Kardian vem sustentando vendas ao redor das 2.500 unidades por mês.
Qual é o motor do Renault Kardian?
Por enquanto o Kardian é vendido nas versões equipadas com motor 1.0 TCe turbo, um novo três cilindros com turbo, injeção direta flex e sistema start-stop, que gera 125 cv e 22,4 kgfm com álcool. E sempre com o câmbio EDC, um automatizado de dupla embreagem com seis marchas que se tornará padrão na linha Renault.
Como o seletor do câmbio é eletrônico, do tipo joystick, a troca de marchas sequencial é feita apenas por meio das borboletas atrás do volante.
O SUV ainda não tem câmbio manual, mas o lançamento da versão que combina o motor 1.0 turbo com câmbio manual de seis marchas será lançada em outubro de 2024.
Quais são as versões do Renault Kardian?
O Kardian custa entre R$ 116.990 e R$ 136.990, estrategicamente posicionado na faixa de preço de Fiat Pulse Drive 1.3 CVT (R$ 113.990) e Volkswagen Nivus Sense 1.0 turbo automático (R$ 119.990).
Kardian Evolution – Barras no teto modulares pretas, rodas de aço aro 16 com calotas, seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, quadro de instrumentos digital, multimídia 8” com Android Auto e Apple Carplay sem fio e ar-condicionado digital. Freio de estacionamento é por alavanca. O preço inicial é de R$ 115.990.
Kardian Tecno – Acrescenta freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painel com faixa de revestimento macio, barras no teto modulares prateadas, rodas de 17 polegadas diamantadas mas com acabamento exclusivo, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal. Custa R$ 126.490.
Kardian Premiere Edition – Série: Soma piloto automático adaptativo, alerta de distância, alerta de pontos cegos, câmeras 360°, sensor de estacionamento frotal, faróis automáticos, iluminação ambiente, carregador sem fio para smartphones, teto preto, antena shark e faróis de neblina. Não traz sensor de chuva ou banco de couro. Custa R$ 136.990.
Quais são os equipamentos do Kardian?
De série, todas as versões têm seis airbags, a central multimídia de oito polegadas com Android Auto e Carplay sem fio e o quadro de instrumentos digital de sete polegadas. As barras no teto dobráveis, que podem ser montadas na transversal, também.
A versão Techno substitui as rodas de aço por um conjunto de liga leve de 17 polegadas e as barras de teto são pintadas de prata. A lista de equipamentos recebe o acréscimo do freio de estacionamento eletrônico, apoio de braço central, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.
O pacote de itens de segurança avançada inclui alerta de pontos cegos (por sensores nas extremidades dos para-choques, como no Chevrolet Onix), alerta de distância segura para carro da frente.
Por dentro, também há diferença. O acabamento recebe uma atenção especial, ganhando detalhes prateados no volante e console central, nova padronagem para os bancos e material que imita couro na parte superior do painel.
A topo de linha tem um acabamento semelhante à Techno, mas é mais bem equipada. A Premiere Edition ganha piloto automático adaptativo, alerta de distância, alerta de pontos cegos, câmeras 360°, sensor de estacionamento frontal, faróis automáticos, iluminação ambiente, carregador sem fio para smartphones, teto preto, antena shark e faróis de neblina.
O que é inédito entre os SUVs da Renault?
A presença de quadro de instrumentos digital de alta resolução e colorido, a presença de seis airbags e a possibilidade de ter piloto automático adaptativo é inédito entre os Renault fabricados no Brasil. Tanto que o Duster 2024 passou a ter airbags em todas as versões.
A evolução na ergonomia é muito clara. Os bancos dianteiros são confortáveis e envolventes, com grandes abas laterais, e a amplitude do ajuste de altura dá uma aula aos outros SUVs: você não é obrigado a dirigir no alto, pode ficar rente ao piso se quiser. Aí vem a importância da direção também com amplo ajuste de altura e profundidade. Até capricharam no vinil que esconde a coluna de direção pelo vão que se forma.
Não é como outros carros deste segmento, onde o banco é forçadamente alto para forçar a sensação de estar em um carro alto: é possível dirigir nas alturas ou em posição mais baixa, fica à critério do motorista.
Os bancos evoluíram e o acabamento também. Ainda que os plásticos estejam no mesmo padrão do Duster, se preocuparam com detalhes como a área macia nos apoios de braço das portas, com a iluminação nas quatro portas USB (duas dianteiras e duas traseiras) e também no porta-malas.
Ficha Técnica – Renault Kardian Premier Edition 1.0 TCe 2025
Motor: flex., diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 120/125 cv a 5.750 rpm, 20,4/22,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm
Câmbio: dupla embreagem, 6 m., tração dianteira
Direção: elétrica progressiva, 10,5 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: compr., 411,9 cm; larg., 177,3 cm; alt., 159,5 cm; entre-eixos, 260,4 cm; peso, 1.166 kg; porta-malas, 358/410 litros; tanque, 50 l
Consumo e desempenho do Renault Kadian 2025
Aceleração | Renault Kardian Premiere Edition EDC |
0 a 100 km/h | 10,9 s |
0 a 1.000 m | 32,6 s – 160 km/h |
Velocidade máxima* | 174 km/h |
Retomadas | |
D 40 a 80 km/h em | 4,5 s |
D 60 a 100 km/h em | 6 s |
D 80 a 120 km/h em | 7,5 s |
Frenagens | |
60/80/120 km/h a 0 | 14/24,9/56,3 m |
Consumo | |
Urbano | 13,2 km/l |
Rodoviário | 14,9 km/l |
Ruído interno | |
Neutro/RPM máx. | 43,5/71,7 dBA |
80/120 km/h | 72,4/75 dBA |
Aferição | |
Velocidade real a 100 km/h | 97 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | 2.100 rpm |
Volante | 2,7 voltas |
Seu Bolso | |
Preço | R$ 136.990 |
Garantia | 3 anos |
Concessionárias | 295 |
Revisões até 50.000 km | R$ 5.639 |