Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Renault Kardian: preços, versões, desempenho e consumo do novo SUV

SUV compacto tem equipamentos inéditos entre os Renault nacionais e poderá custar tanto quanto um Duster

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 set 2024, 19h32 - Publicado em 8 fev 2024, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com nova plataforma, novo motor turboflex, novo câmbio e equipamentos inéditos, o novo Renault Kardian 2025 já tem preços. O SUV compacto custa a partir dos R$ 115.990 – mais barato que o Duster.

    O SUV compacto é tratado como o ponto de partida para uma nova fase da Renault no Brasil e também nos mercados onde atua fora da Europa, onde a marca terá mais 7 novos carros até 2027.

    O Kardian é o primeiro e o menor deles. Ele tem o porte dos Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, mas também tem Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus e Nissan Kicks como rivais. Mas também forçou uma leve atualização do Renault Duster em 2024 para que este não sofra canibalização e para que consiga preencher a lacuna deixada pelo Captur, que saiu de linha. A Renault garantiu que o Kardian não tira o Stepway de linha (pelo menos por enquanto).

    Quais são os preços do Renault Kardian?

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    Versão Premiere Edition sempre tem teto pintado de preto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Lançado em março de 2024, o Renault Kardian vem sustentando vendas ao redor das 2.500 unidades por mês.

    Continua após a publicidade

    Qual é o motor do Renault Kardian?

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    Motor 1.0 TCe tem turbo, injeção direta flex e start-stop (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por enquanto o Kardian é vendido nas versões equipadas com motor 1.0 TCe turbo, um novo três cilindros com turbo, injeção direta flex e sistema start-stop, que gera 125 cv e 22,4 kgfm com álcool. E sempre com o câmbio EDC, um automatizado de dupla embreagem com seis marchas que se tornará padrão na linha Renault.

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    Câmbio tem seletor do tipo joystick (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Como o seletor do câmbio é eletrônico, do tipo joystick, a troca de marchas sequencial é feita apenas por meio das borboletas atrás do volante.

    Continua após a publicidade
    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O SUV ainda não tem câmbio manual, mas o lançamento da versão que combina o motor 1.0 turbo com câmbio manual de seis marchas será lançada em outubro de 2024.

    Quais são as versões do Renault Kardian?

    O Kardian custa entre R$ 116.990 e R$ 136.990, estrategicamente posicionado na faixa de preço de Fiat Pulse Drive 1.3 CVT (R$ 113.990) e Volkswagen Nivus Sense 1.0 turbo automático (R$ 119.990).

    Kardian Evolution
    (Divulgação/Renault)
    Continua após a publicidade

    Kardian Evolution – Barras no teto modulares pretas, rodas de aço aro 16 com calotas, seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, quadro de instrumentos digital, multimídia 8” com Android Auto e Apple Carplay sem fio e ar-condicionado digital. Freio de estacionamento é por alavanca. O preço inicial é de R$ 115.990.

    Kardian Techno
    (Divulgação/Renault)

    Kardian Tecno – Acrescenta freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painel com faixa de revestimento macio, barras no teto modulares prateadas, rodas de 17 polegadas diamantadas mas com acabamento exclusivo, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal. Custa R$ 126.490.

    Kardian Premiere Edition
    (Divulgação/Renault)

    Kardian Premiere Edition – Série: Soma piloto automático adaptativo, alerta de distância, alerta de pontos cegos, câmeras 360°, sensor de estacionamento frotal, faróis automáticos, iluminação ambiente, carregador sem fio para smartphones, teto preto, antena shark e faróis de neblina. Não traz sensor de chuva ou banco de couro. Custa R$ 136.990.

    Continua após a publicidade

    Quais são os equipamentos do Kardian?

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    Console elevado instrumentos digitais dão bom aspecto à cabine (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    De série, todas as versões têm seis airbags, a central multimídia de oito polegadas com Android Auto e Carplay sem fio e o quadro de instrumentos digital de sete polegadas. As barras no teto dobráveis, que podem ser montadas na transversal, também.

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A versão Techno substitui as rodas de aço por um conjunto de liga leve de 17 polegadas e as barras de teto são pintadas de prata. A lista de equipamentos recebe o acréscimo do freio de estacionamento eletrônico, apoio de braço central, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal.

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O pacote de itens de segurança avançada inclui alerta de pontos cegos (por sensores nas extremidades dos para-choques, como no Chevrolet Onix), alerta de distância segura para carro da frente.

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    Rodas aro 17 estão em duas versões (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por dentro, também há diferença. O acabamento recebe uma atenção especial, ganhando detalhes prateados no volante e console central, nova padronagem para os bancos e material que imita couro na parte superior do painel.

    A topo de linha tem um acabamento semelhante à Techno, mas é mais bem equipada. A Premiere Edition ganha piloto automático adaptativo, alerta de distância, alerta de pontos cegos, câmeras 360°, sensor de estacionamento frontal, faróis automáticos, iluminação ambiente, carregador sem fio para smartphones, teto preto, antena shark e faróis de neblina.

    O que é inédito entre os SUVs da Renault?

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    Bancos confortáveis e bom espaço na cabine são pontos positivos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A presença de quadro de instrumentos digital de alta resolução e colorido, a presença de seis airbags e a possibilidade de ter piloto automático adaptativo é inédito entre os Renault fabricados no Brasil. Tanto que o Duster 2024 passou a ter airbags em todas as versões.

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A evolução na ergonomia é muito clara. Os bancos dianteiros são confortáveis e envolventes, com grandes abas laterais, e a amplitude do ajuste de altura dá uma aula aos outros SUVs: você não é obrigado a dirigir no alto, pode ficar rente ao piso se quiser. Aí vem a importância da direção também com amplo ajuste de altura e profundidade. Até capricharam no vinil que esconde a coluna de direção pelo vão que se forma.

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Não é como outros carros deste segmento, onde o banco é forçadamente alto para forçar a sensação de estar em um carro alto: é possível dirigir nas alturas ou em posição mais baixa, fica à critério do motorista.

    Renault Kardian 2025 1.0 TCe
    Há três modos de condução: Eco, Sport e MySense (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os bancos evoluíram e o acabamento também. Ainda que os plásticos estejam no mesmo padrão do Duster, se preocuparam com detalhes como a área macia nos apoios de braço das portas, com a iluminação nas quatro portas USB (duas dianteiras e duas traseiras) e também no porta-malas.

    Ficha Técnica – Renault Kardian Premier Edition 1.0 TCe 2025

    Motor: flex., diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 120/125 cv a 5.750 rpm, 20,4/22,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm
    Câmbio: dupla embreagem, 6 m., tração dianteira
    Direção: elétrica progressiva, 10,5 m (diâmetro de giro)
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Pneus: 205/55 R17
    Dimensões: compr., 411,9 cm; larg., 177,3 cm; alt., 159,5 cm; entre-eixos, 260,4 cm; peso, 1.166 kg; porta-malas, 358/410 litros; tanque, 50 l

    Consumo e desempenho do Renault Kadian 2025

    Aceleração Renault Kardian Premiere Edition EDC
    0 a 100 km/h 10,9 s
    0 a 1.000 m 32,6 s – 160 km/h
    Velocidade máxima* 174 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h em 4,5 s
    D 60 a 100 km/h em 6 s
    D 80 a 120 km/h em 7,5 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 14/24,9/56,3 m
    Consumo
    Urbano 13,2 km/l
    Rodoviário 14,9 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 43,5/71,7 dBA
    80/120 km/h 72,4/75 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 97 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h 2.100 rpm
    Volante 2,7 voltas
    Seu Bolso
    Preço R$ 136.990
    Garantia 3 anos
    Concessionárias 295
    Revisões até 50.000 km R$ 5.639

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.