Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Renault reforça Sandero de última hora para evitar fiasco no Latin NCAP

Resultado discrepante entre versões brasileira e colombiana levam fabricante a correr contra o tempo para atualizar segurança do hatch nacional

Por Leonardo Felix, Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 11 dez 2019, 14h52 - Publicado em 11 dez 2019, 12h00
Renault reforça Sandero de última hora para evitar fiasco no Latin NCAP
Novo Renault Sandero (Divulgação/Renault)

O novo Renault Sandero já foi avaliado pelo Latin NCAP (programa de segurança viária para América Latina e Caribe). O resultado saiu nesta quarta-feira (11): três estrelas para adultos e quatro para crianças.

O teste foi patrocinado pela marca francesa. Só que o resultado não saiu como a fabricante esperava, pelo menos num primeiro momento, devido a uma discrepância entre as versões colombiana e brasileira do modelo.

Latin-ncap-sandero-
A deformidade causada pelo impacto é semelhante entre as versões, o problema está na bolsa do airbag (Latin NCap/Divulgação)

Informações obtidas em primeira mão por QUATRO RODAS dão conta de que o hatch produzido em São José dos Pinhais (PR) foi avaliado não uma, mas sim duas vezes pela entidade, porque apresentou inicialmente um desempenho pífio na prova de impacto lateral a 50 km/h e de poste a 29 km/h: apenas uma estrela para adultos.

Continua após a publicidade

Nossa reportagem apurou que, no primeiro teste, o compacto recebeu classificação “pobre” (a pior possível) na proteção para o tórax do passageiro adulto, abaixo do que a própria Renault esperava.

Latin-ncap-Sandero-3
Além da diferença entre os airbags, é nítido que a estrutura dos bancos também se diferem. O Sandero colombiano (esquerda) tem uma estrutura melhor para a segurança o ocupante. (Latin NCap/Divulgação)

Isso porque unidades da versão colombiana do Sandero também passaram pelos testes e, surpreendentemente, receberam uma avaliação ligeiramente melhor nesse mesmo quesito: “fraco”.

Ok, não chega a ser um resultado digno de orgulho, visto que a escala inclui ainda as opções “marginal”, “adequado” e “bom”, mas ao menos foi um resultado superior ao obtido pela versão nacional.

Continua após a publicidade
Latin n cap – Sandero -2
O Latin NCap notou uma diferença no formato e no tamanho dos airbags (acima). O Sandero colombiano (esquerda) tem uma bolsa de 22 litros e um desenho que dá uma superfície de contato maior para a proteção da cabeça. O airbag do brasileiro (direita) tem 18 litros e é reto. (Latin NCap/Divulgação)

Espantados, os engenheiros da marca correram para descobrir que a diferença entre os dois Sanderos estava basicamente na estrutura das portas laterais e no jogo de bancos dianteiros com airbags.

Produzido em menor volume, o Sandero colombiano é equipado com estrutura de portas, bancos e bolsas infláveis que replicam fielmente os itens do hatch vendido pela Dacia na Europa.

Bancos Sandero
Acima, os bancos do Sandero colombiano, iguais ao europeu. Abaixo, o do brasileiro, cujo desenho é o mesmo, mas a qualidade é inferior (Divulgação/Renault)

Já o brasileiro usa componentes de fornecedores locais e, assim, possui bancos com construção mais pobre e airbags laterais com quatro litros de volume a menos do que o colombiano.

“[Os airbags laterais do Sandero brasileiro] tinham o tamanho similar ao de duas folhas A4”, contou nossa fonte.

Como o Latin NCAP levaria em consideração o resultado do Sandero brasileiro, a fabricante iniciou uma verdadeira epopeia a fim de promover reforços na segurança lateral do hatch.

latin-ncap-sandero-5
Assim como em 2018, o veículo produzido no Brasil sofreu grande intrusão durante o teste de impactos laterais e baixa proteção para o peito do condutor, mesmo com airbags de tórax (Latin NCap/Divulgação)

O objetivo foi equalizar a segurança do Sandero feito no Brasil em relação àquele montado na Colômbia, e retestá-lo ainda em 2019, antes da virada de protocolo do Latin NCAP (cujos parâmetros ficarão mais rígidos a partir de 2020).

A solução encontrada foi aplicar uma barra de reforço estrutural dentro das portas laterais, próximas ao tórax dos passageiros, e também adotar os airbags laterais usados pelo Sandero colombiano. Ou seja: nossos bancos continuam a ter qualidade pior.

De qualquer forma, na nova rodada de testes, incluindo o lateral a 50 km/h e o de poste a 29 km/h, o Sandero brasileiro comprovou estar ligeiramente mais seguro e aí veio o resultado oficial divulgado pelo programa.

latin ncap – Sandero
O teste de impacto lateral contra poste foi realizado porque o veículo conta airbags de tórax e cabeça. O Sandero passou no teste por proteger bem a cabeça do ocupante. (Latin NCap/Divulgação)

Isso significa que, em algum momento, o Sandero brasileiro passará a ser vendido com proteção aprimorada. Quando isso aconteceu ou acontecerá? Ainda não sabemos.

Mas, segundo o Latin NCAP, todos os Sandero produzidos até 10 de dezembro de 2019 no Brasil, com código final de chassi 93Y5SRZ85LJ319432, serão classificados como detentores de uma estrela.

Apenas após isso a classificação passará a ser três estrelas. O mesmo vale para unidades do hatch feitas na Argentina até 3 de dezembro, e colombianas produzidas até 18 de julho deste ano.

Procurada, a assessoria da Renault não respondeu confirmando a história ou apontando sobre o início efetivo da produção em série do hatch atualizado até a publicação desta reportagem.

Esta não é a primeira vez que a Renault tem problemas na América Latina por causa de airbags. Em agosto, a marca tomou uma dura do mesmo Latin NCAP por divulgar na Argentina um modelo de airbags laterais que o subcompacto Kwid não possui.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.