Retorno do Audi R8 GT poderá marcar a despedida de motor V10
Versão especial que marcará o adeus do superesportivo deverá ter credenciais focadas no uso em pista - ou seja, espere por um R8 ainda mais poderoso
Já não dá mais para negar que o fim de grandes motores a combustão está próximo. Isso inclui o icônico V10 que equipa o Audi R8 que, por consequência, deixará de existir para dar lugar a um inédito superesportivo elétrico. Porém, a Audi não deixará que essa despedida seja triste: rumores apontam que o modelo ganhará uma edição especial voltada para as pistas, ressuscitando uma sigla emblemática do R8.
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Quem sugeriu isso foi Sebastian Grams, diretor administrativo da Audi Sport, em entrevista ao site Top Gear. Ao ser questionado sobre uma futura edição especial do R8, ele disse: “o que posso dizer é que temos planos para fazer mais. Definitivamente haverá mais para vir nesta geração do R8″. Grams acrescentou ainda que a intenção é aumentar a “diversão ao dirigir” do supercarro.
Segundo o Top Gear, fontes ligadas à Audi fomentam as especulações de que o nome GT poderia ser ressuscitado para essa despedida. A última vez que vimos essa alcunha foi em uma versão especial e limitada a 333 unidades, produzidas entre 2010 e 2013.
Caso siga a linha do antecessor, o próximo R8 GT terá diversas modificações que visam uma redução de peso, além de um aumento na potência. O modelo de 2010 tinha 30 cv a mais do que a versão padrão da época, chegando aos 530 cv – e cerca de 100 kg a menos. Claro que, como todo boa versão focada em desempenho na pista, podemos esperar também freios mais robustos, suspensão mais rígida e um kit aerodinâmico especial.
O mais provável é que a versão de despedida chegue ao mercado na segunda metade de 2022 e permaneça em produção por cerca de um ano, quando, enfim, o V10 será aposentado.
A Audi ainda não confirmou, mas em relatórios divulgados em outubro, sugeriu que toda a sua linha de esportivos (R e RS) deverá ser oferecida com motorizações híbridas e elétricas nos próximos anos.
Atualmente em sua segunda geração, o R8 está disponível com o V10 5.2 com 618 cv e 57,1 kgfm de torque. O supercarro alemão pode ter tração traseira ou integral, e aparece nas carrocerias cupê e conversível. No Brasil, o R8 é vendido a partir dos R$ 1.659.990.