Chegou ao Brasil o modelo 2021 do Jaguar F-Pace, SUV da marca inglesa. Na tarde desta segunda-feira (7), a empresa lançou a reestilização e nova configuração do modelo para o mercado brasileiro a fim de revigorar e atualizar a versão original, lançada em 2016.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O evento, realizado com a participação de executivos da Jaguar, marcou a chegada da nova linha do F-Pace ao Brasil. De acordo com Thiago Marques, gerente de produto da marca, a filosofia por trás das mudanças se pautou em quatro pontos centrais: design, luxo, conectividade e esportividade. O diretor para a América Latina, Fréderic Drouin, afirmou que o lançamento “coloca a marca de vez no segmento de SUVs”.
Para o mercado nacional, a Jaguar oferecerá quatro versões do novo modelo. São elas: a S, R Dynamic S e R Dynamic SE, todas com a motorização P340, e a versão SVR, com a motorização P550, responsável pelo recorde no tempo de volta em Interlagos com carros desse segmento.
O SUV passou por grandes mudanças, tanto no visual como na sua mecânica. A nova grade possui um design em formato de diamantes e entradas de ar maiores. Os faróis são quádruplos e totalmente em leds. Essas mudanças na parte dianteira fizeram com que fosse necessário alterar o capô, que ganhou novas linhas.
As rodas, de aro 19 ou 20, ganharam visuais novos e até pacotes com opções de melhoria. As lanternas traseiras em duas peças invadem a lateral do modelo e aumentam a sensação de largura, ao passo que difusor traseiro vem junto a dois escapamentos largos, com pegada esportiva.
O interior ganhou conectividade e um visual tecnológico: no painel se destaca uma central multimídia de 11,4 polegadas sensível ao toque que promete ser altamente intuitiva. Ela terá integração com Apple CarPlay e Android Auto e seu sistema operacional, chamado de Pivi e Pivi Pro, pode receber atualizações de maneira remota.
O cluster de instrumentos tem 12,3 polegadas e se soma a novas saídas de ventilação, um volante remodelado, com comandos, e a alavanca de câmbio em formato de joystick, no lugar do antigo seletor giratório.
O SUV ainda conta com opções de revestimento interno e nova iluminação interior com opção de 10 cores. Destacam-se o teto solar panorâmico e o carregador de celular sem fio, presentes no interior do modelo.
A versão topo-de-linha, chamada de SVR, conta com personalizações que amplificam o aspecto esportivo do modelo. No difusor traseiro, o SUV conta com dois pares de escapamentos, que ampliam o som do motor. Também há para-choques dianteiro com aberturas de ar ainda maiores para arrefecer o motor.
Quanto à motorização, foram realizadas mudanças nas unidades trazidas para o Brasil: os modelos 2020 contavam com opções de motor 2.0, 3.0 e a versão topo-de-linha, 5.0. As unidades 2.0 eram capazes de gerar 250 cv, as 3.0 geravam 380 cv e, por último, a versão 5.0 gerava 550 cv.
Em comparação, o novo F-Pace chega ao país com duas versões de motores em um primeiro momento. O primeiro é um 3.0 V6 de 340 cv e 48,9 kgfm em esquema híbrido elétrico leve (P340), capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e com velocidade máxima de 240 km/h. O segundo, topo-de-linha, é um 5.0 V8 Supercharged de 550 cv com 71,4 kgfm (P550). A aceleração do repouso até 100 km/h ocorre em apenas 4 segundos e a velocidade máxima é de 286 km/h.
A tração nas quatro rodas está presente em todas as versões, assim como a transmissão automática de oito velocidades.
O novo F-Pace busca ameaçar o Audi Q5, o BMW X3 e a Porsche Macan para buscar o seu espaço dentro do setor, mas alguns concorrentes ainda levam vantagem no quesito preço. O Q5, por exemplo, começou a pré-venda da versão 2021 por cerca de R$ 280.000, preço inferior ao pedido na versão regular do F-Pace.
Preços do novo Jaguar F-Pace 2021:
F-Pace S P340: R$ 463.750 (R$ 478.950 com opcionais)
F-Pace R Dynamic S P340: R$ 474.850 (R$ 498.950 com opcionais)
F-Pace R Dynamic SE P340: R$ 510.550 (R$ 527.950 com opcionais)
F-Pace SVR: R$ 725.950 (R$ 743.950 com opcionais)
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital