Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Roubo bilionário, tráfico: como os carros de luxo chegam à Coreia do Norte

Não importa se a logística demanda aviões e navios por cinco países ou um calote milionário por 46 anos, o país sempre dá um jeitinho

Por Gabriel Aguiar
28 abr 2020, 16h34 •
  • Mercedes-Benz S600 Pullman Guard de Kim Jong-un, da Coreia do Norte
    Mercedes-Benz S600 Pullman de Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte (The New York Times/Reprodução)

    Não é só o mistério em torno do estado de saúde do Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte, que desperta curiosidade ao redor do mundo.

    Afinal, como um país embargado pode comprar a limusine blindada Mercedes-Benz S600 Pullman Guard para uso do chefe de estado?

    De acordo com o The New York Times, a operação de transporte levou seis meses e envolveu cinco países até a chegada à República Popular Democrática (risos) da Coreia.

    Mas, até agora, ninguém descobriu como o veículo foi comprado – e a Mercedes-Benz nega a venda.

    Mercedes-Benz S600 Pullman Guard
    Modelo teve produção limitada destinada apenas a clientes selecionados (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Continua após a publicidade

    Tanta burocracia se deve ao fato de que, desde 2006, o país asiático vive sob sansão de artigos de luxo por decisão da ONU.

    É claro que há parceiros comerciais, como China e Rússia, só que a reportagem norte-americana alerta que 90 países burlaram as limitações até 2017.

    Mercedes-Benz S600 Pullman Guard
    Capacidade é para até cinco passageiros, além do motorista- (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Utilizando como base apenas materiais de domínio público, o periódico chegou à conclusão de que a limusine saiu do porto de Roterdã, na Holanda, e partiu em navio até a cidade chinesa de Dalian.

    É a partir deste momento que a logística se mostra ainda mais surpreendente.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-Benz S600 Pullman Guard
    Modelo foi criado em comemoração aos 80 anos dos veículos blindados da marca- (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Após ficar cerca de um mês parado em território chinês, o contêiner carregado com o S600 de Kim Jong-un segue a Osaka, no Japão, país que vive sob constantes ameaças do ditador, e segue até Busan, na Coreia do Sul – vizinho que segue em guerra com os norte-coreanos.

    Mercedes-Benz S600 Pullman Guard
    Motor V12 5.5 tem 517 cv de potência e 84,6 kgfm de torque (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Após subir a bordo de um navio com bandeira do Togo e seguir rumo ao porto de Nakhodka, no extremo leste da Rússia, o contêiner (assim como a própria embarcação) desapareceu dos radares por 18 dias.

    E, quando o navio reapareceu, a carga já não estava mais a bordo.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-Benz S600 Pullman Guard
    Blindagem resiste a granadas e possui lança-chamas sob o veículos (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Segundo o The New York Times, o veículo desembarcou em território russo sob os cuidados de uma empresa sediada nas Ilhas Marshall e só então seguiu seu destino rumo ao território mais fechado do mundo, por meio dos aviões da companhia aérea norte-coreana Air Koryo.

    Volvo na Coreia do Norte
    Volvo cobra a Coreia do Norte há 46 anos pelos veículos roubados (Motorpasión/Reprodução)

    Essa história pode até parecer bizarra – e preocupante, considerando que essa logística pode servir para comercializar materiais bélicos e arsenal nuclear –, mas talvez não chegue aos pés do dia no qual Kim Il-sung, falecido pai do atual ditador, roubou 1.000 carros da Volvo.

    Volvo na Coreia do Norte
    Veículos ainda são utilizados no país asiático como táxi (Motorpasión/Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Isso porque o então chefe supremo da nação asiática convenceu os suecos que o crescimento anual do PIB norte-coreano chegou aos 25% na década de 1960 e decidiu realizar a compra de um lote do sedã 144 GL.

    Pior que esse otimismo, somente o pagamento em minérios.

    Volvo na Coreia do Norte
    Inicialmente, a frota deveria servir ao alto escalão do partido no país (Motorpasión/Reprodução)

    Com a previsão de valorização de cobre e do zinco para os anos seguintes à negociação, esse até parecia um bom negócio.

    Os veículos chegaram à Coreia do Norte em 1974 e, desde então, as extrações nas minas continuam apenas nos planos. Assim, o calote já tem 46 anos.

    Continua após a publicidade

    É bem provável que o fabricante sueco tenha desistido de receber o pagamento da dívida, que, no ano de 2014, superava 300 milhões de euros (R$ 1,8 bilhão) com correções e juros.

    Por outro lado, aqueles carros que chegaram para os altos escalões do partido ainda servem como táxi por lá.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa edição de maio – 733

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SUPER BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
    SUPER BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.